Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Comprar ou alugar um carro: o que é melhor?


Por Agência de Conteúdo Publicado 06/03/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h14
Ouvir: 00:00

Cada vez mais populares, nem sempre investir no aluguel de automóvel é a melhor opção, assim como existem casos que comprar também não. Veja qual a melhor opção entre comprar ou alugar um carro!

Jeniffer Elaina –

do site Smartia Seguros.

Se você é um motorista recém habilitado ou já possui experiência, já deve ter se perguntado sobre os benefícios de comprar ou alugar um carro, não é mesmo?

Essa dúvida é muito comum para as pessoas que dirigem todos os dias e precisam de um automóvel para se locomover para o trabalho ou outros compromissos do dia a dia.

Mas, escolher entre comprar ou alugar um carro é uma tarefa um pouco difícil pois envolve muitos custos e planejamentos financeiros. Então, para te ajudar com isso, selecionamos algumas informações valiosas para que você consiga decidir a melhor opção dentro das suas reais necessidades. Confira a seguir!

Como um carro pode te ajudar no dia a dia

Como dissemos, muitas pessoas precisam de um carro para se locomover dentro da sua rotina de trabalho ou estudos. Com isso, a dúvida entre comprar ou alugar um carro é muito comum.

Em um carro próprio, por exemplo, os custos são bem altos e requer um planejamento financeiro exemplar, mas o carro é de sua propriedade.

Por outro lado, os carros alugados podem ser vantajosos por terem planos de pagamentos mais em conta, sem que prejudiquem o seu orçamento mensal.

Confira algumas das melhores vantagens e benefícios para que você consiga decidir a melhor opção!

Alugar um carro: quais as vantagens?

Para simplificar o assunto, caso você não entenda muito sobre, o aluguel de um carro significa que você está com um carro emprestado durante um determinado período de tempo.

Com isso, é interessante que você saiba que o veículo não é seu e por isso alguns reparos específicos não serão de responsabilidade sua, já que os carros alugados possuem garantias.

Assim sendo, alugar um carro pode ser bem vantajoso para os motoristas que gostam de dirigir carros mais novos durante a maior parte do ano, por exemplo.

Isso porque, através do aluguel, você consegue sempre renovar o carro que está dirigindo por outro modelo disponível na locadora.

Além disso, os pagamentos, que são feitos mensalmente, são mais baixos do que a mensalidade de um carro próprio ou então de um empréstimo que você faria, caso comprasse o carro próprio dessa forma.

Com o aluguel do carro você consegue dirigir um veículo novo todos os meses. Além disso, não precisa se preocupar com o orçamento apertado por conta de um financiamento no final do mês.

Outra questão é que, algumas pessoas podem precisar de um carro apenas por um determinado período de tempo, que pode ser curto, por exemplo.

É importante lembrar que, por mais que o carro não seja de total responsabilidade do motorista que está alugando, contratar um seguro para aluguel de carros é extremamente importante.

Dessa forma, você evita passar por algumas situações desagradáveis e poderá pagar o seguro apenas no período em que o carro estiver alugado com você. Vale a pena investir na contratação, como forma de complementar o seguro que a locadora de veículos possui.

Comprar um carro: quais as vantagens?

Agora que você conseguiu entender mais sobre o aluguel de um carro, vamos falar sobre a compra dele.

Ao comprar um carro, por exemplo, diferente do que acontece nos casos de locação, o carro é seu. Muitos motoristas preferem ter as suas marcas nos seus veículos, podendo personalizar com um som diferente, adesivar o carro ou então instalar novas calotas. Isso não é possível de ser feito em carros alugados.

Outro ponto é que, por a responsabilidade ser totalmente do proprietário do veículo, você tem a liberdade de ir para qualquer lugar com o seu carro. Isso sem se preocupar com o horário ou dia de devolução, por exemplo.

O carro está disponível para ser usado a qualquer momento, principalmente em casos de emergências.

Para que você saiba realmente qual a necessidade da sua família em comprar ou alugar um carro, é interessante levar em consideração os custos que cada modalidade requer.

Leve em consideração as parcelas mensais de um carro próprio e compare com o aluguel mensal do veículo.

Assim, você consegue decidir entre comprar ou alugar um carro e qual a melhor opção segundo o seu orçamento e suas necessidades diárias.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *