Comunicação entre carros pede sistema de segurança
A NHTSA (Administração Nacional da Segurança do Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos) está planejando criar um padrão oficial para comunicações de veículo-para-veículo (V2V) e publicou recentemente um documento que revela a criação de um padrão e a exigência de implementação da tecnologia nos EUA. De acordo com eles, essa nova tecnologia irá reduzir o número de acidentes rodoviários no país e tem a possibilidade de salvar mais de mil vidas por ano.
A Symantec alerta, em um blog post, para o fato de que qualquer interação dentro do sistema V2V exigirá uma segurança robusta, que garanta que as comunicações não sejam manipuladas e/ou forjadas e que os dados dos usuários não sejam expostos. Sabe-se que a NHTSA já esboçou uma estrutura que permitirá às mensagens serem trocadas e autenticadas em tempo real. E que um sistema de criptografia assimétrica de Infraestrutura de Chave Pública (PKI) será utilizado como base.
Além disso, com o crescimento do uso de Internet das Coisas, que busca conectar itens utilizados no dia-a-dia com a rede, os veículos também irão identificar os motoristas para, dentre outras possibilidades, ativar o GPS do veículo, indicar músicas, informar o status do trânsito e até mesmo a agenda diária do indivíduo. E, assim como a interação V2V, essa comunicação também necessitará de um sistema de segurança complexo, para que dados e informações confidenciais não sejam obtidos e utilizados por cibercriminosos.
Fonte: Decision Report