Notícias

Moto

Condições dos faróis das motocicletas garantem segurança no trânsito 

Condições dos faróis das motocicletas garantem segurança no trânsito
Foto: Divulgação Assessoria.

DRL é o melhor sistema de iluminação para utilizar durante o dia e vem equipado nos modelos mais novos de motos.

Farol motocicleta
Foto: Divulgação Assessoria.

Manter os faróis das motocicletas em funcionamento é uma medida importante de segurança no trânsito. Nos modelos de motos mais recentes, a DRL é a melhor opção para o trânsito durante o dia. “DRL é o equipamento mais indicado e seguro para o dia. No sentido de que sinaliza, sem ofuscamentos, onde o veículo está em ultrapassagens ou trocas de pistas. Além disso, alerta condutores em sentidos opostos ou no mesmo por meio dos retrovisores. No entanto, para aqueles que ainda não possuem esse equipamento instalado, o uso do farol baixo é melhor do que nada”, explica Jarbas Enzenberg, diretor de Engenharia e Qualidade da Arteb.

Ainda de acordo com o executivo, o farol baixo é mais indicado durante a noite. O objetivo é não ofuscar quem vem no sentido oposto ou em locais escuros como dentro de túneis.

Direção segura

Portanto, para uma direção mais segura é importante que o motociclista utilize sempre uma sinalização luminosa. Inclusive durante o dia. Uma opção para escapar das multas é a opção por equipamentos com acendimento automático.

As novas regras do Código de Trânsito Brasileiro, que entraram em vigor em abril, afrouxaram a penalidade para quem trafega com os faróis da moto apagados. Nesse sentido, a infração passou de gravíssima, com risco de recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir, para média.

No entanto, apesar de não mais causar a suspensão da CNH, o motociclista deve ficar atento. Definitivamente, o equipamento luminoso em bom estado é fundamental para garantir a segurança do motociclista.

O Brasil está entre os dez primeiros países com maior número de mortes causadas por acidentes nas ruas, estradas e rodovias, segundo dados do governo. E as motos são os veículos que mais causam vítimas fatais no trânsito.

Artigos Recomendados Para Você

3 Comentários

  1. Artigo - Escreveu não leu, o pau comeu - Portal do Trânsito

    […] o fato é que, meu amigo leitor, é incontroverso que motocicleta com descarga livre (completamente oco por dentro), silenciador do motor de explosão com problema […]

  2. Fake News: abalroamento e colisão com motos. Cuidados para não cair no golpe! - Portal do Trânsito

    […] não traz distinção alguma no tratamento de sinistros de trânsito. Portanto, em colisão com motos e outros tipos de veículos, de tal modo, que a ocorrência entre este tipo de veículo e qualquer […]

  3. Dia do motociclista: profissionais pedem mais reconhecimento, segurança e empatia - Portal do Trânsito

    […] de preparação. Diante disso, a situação é ainda mais preocupante com o crescimento do uso da motocicleta por pessoas que residem na região rural, de baixa renda, onde muitas vezes a motocicleta se torna […]

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *