Notícias

Notícias

Conheça os sinais que indicam que os pneus do carro devem ser trocados 

Conheça os sinais que indicam que os pneus do carro devem ser trocados

Muitos motoristas descuidam com a manutenção do seu veículo. Muitas vezes, só quando acontece algum tipo de imprevisto é que eles vão procurar a solução. No entanto, a manutenção preventiva evita muitos desses imprevistos, principalmente quando se fala na troca de pneus. A melhor maneira de fazer a manutenção preventiva é seguir as recomendações indicadas pelo fabricante, dentro dos prazos e quilometragem do manual do veículo.

Os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo. Pneus sem câmara são mais seguros, apesar de ainda existirem pneus equipados com a mesma.

Pneus com profundidade de sulcos menor que 1,6 mm já são considerados carecas e seu uso não é recomendado, uma vez que:

– Podem provocar aquaplanagem, ou seja, fenômeno no qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e perdem contato com a pista, para isso a banda de rodagem deve estar alta;

– A segurança em curvas e frenagens fica comprometida;

– Um pneu careca pode estourar a qualquer momento.

Sulcos são os frisos entre as bandas de rodagem dos pneus. Ela que indicam quando devem ser trocados. O limite pode ser observado com um indicador dentro do friso. Se esse indicador estiver na mesma altura da banda de rodagem, o automóvel pode ser multado, sendo que trafegar com o veículo em mau de estado de conservação, ou que não tenha feito a inspeção veicular obrigatória é uma infração grave, com multa de R$ 127, 69 , cinco pontos na carteira e retenção para a regularização.

Uma forma de medir a profundidade dos sulcos é colocar uma moeda de R$1,00  entre os blocos dos sulcos. Se a parte dourada ficar coberta é sinal de que a profundidade é suficiente. Caso contrário é hora de começar a procurar por novos pneus.

O motorista deve revisar a situação dos pneus no máximo a cada 10 mil quilômetros, conferindo sempre balanceamento, geometria e situação da suspensão.

O recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme.

Cuidados com os pneus

– Devem ser calibrados regularmente, pois pressões incorretas causam desgaste prematuro e desestabilizam o veículo;

– É necessário fazer o balanceamento das rodas e o alinhamento de direção. O balanceamento é o equilíbrio do conjunto de pneus e o alinhamento é o ajuste da posição das rodas na suspensão;

– O estepe deve sempre estar em perfeitas condições.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *