Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Conheça os sintomas que identificam o desgaste dos amortecedores


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/04/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00
AmortecedoresAlguns sinais podem indicar desgaste e o motorista deve ficar alerta.

Os amortecedores são itens responsáveis por atenuar impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo. Por isso, rodar com os amortecedores desgastados compromete a estabilidade do veículo em curvas, bem como adiar a troca pode colocar em risco a segurança do veículo.

Alguns sinais podem indicar desgaste e o motorista deve ficar em alerta com relação à perda da estabilidade em curvas e pistas ruins, vazamento de óleo, pular excessivo das rodas, redução do contato entre o pneu e solo e do controle da suspensão e deterioração prematuro dos pneus.

Terrenos irregulares e esburacados podem encurtar a vida útil dos amortecedores. As más condições da pavimentação exercem mais impacto nos amortecedores e podem provocar o desgaste de seus componentes. Para garantir os amortecedores em bom estado, é importante fazer alinhamento e balanceamento de rodas, não ultrapassar o limite de carga, não passar em alta velocidade em lombadas ou em ruas esburacadas, não rebaixar a suspensão e efetuar a manutenção preventiva do veículo.

Ao efetuar a troca, é importante verificar o estado das molas e substituir coxins e batentes para não comprometer a eficiência dos amortecedores novos. “Como dica para prolongar a vida útil dos amortecedores, é importante manter  em dia o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas, não alterar geometria ou altura da suspensão, deixar coxins e batentes em bom estado.

A revisão preventiva do amortecedor, para verificação de itens, deve ser feita a cada 10.000 km após o veículo rodar 40.000 km ou quando houver algum sintoma que possa indicar desgaste (pneu desgastado de forma irregular, barulho, perda de estabilidade em curvas).  Optar por produtos novos, jamais recondicionados, e que contenham o selo do Inmetro, garantindo a qualidade dos amortecedores. O selo vem estampado na embalagem e gravado na peça. Exigir nota fiscal do produto e procurar uma oficina especializada para fazer o serviço.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *