
Os amortecedores são itens responsáveis por atenuar impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo. Por isso, rodar com os amortecedores desgastados compromete a estabilidade do veículo em curvas, bem como adiar a troca pode colocar em risco a segurança do veículo.
Alguns sinais podem indicar desgaste e o motorista deve ficar em alerta com relação à perda da estabilidade em curvas e pistas ruins, vazamento de óleo, pular excessivo das rodas, redução do contato entre o pneu e solo e do controle da suspensão e deterioração prematuro dos pneus.
Terrenos irregulares e esburacados podem encurtar a vida útil dos amortecedores. As más condições da pavimentação exercem mais impacto nos amortecedores e podem provocar o desgaste de seus componentes. Para garantir os amortecedores em bom estado, é importante fazer alinhamento e balanceamento de rodas, não ultrapassar o limite de carga, não passar em alta velocidade em lombadas ou em ruas esburacadas, não rebaixar a suspensão e efetuar a manutenção preventiva do veículo.
Ao efetuar a troca, é importante verificar o estado das molas e substituir coxins e batentes para não comprometer a eficiência dos amortecedores novos. “Como dica para prolongar a vida útil dos amortecedores, é importante manter em dia o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas, não alterar geometria ou altura da suspensão, deixar coxins e batentes em bom estado.
A revisão preventiva do amortecedor, para verificação de itens, deve ser feita a cada 10.000 km após o veículo rodar 40.000 km ou quando houver algum sintoma que possa indicar desgaste (pneu desgastado de forma irregular, barulho, perda de estabilidade em curvas). Optar por produtos novos, jamais recondicionados, e que contenham o selo do Inmetro, garantindo a qualidade dos amortecedores. O selo vem estampado na embalagem e gravado na peça. Exigir nota fiscal do produto e procurar uma oficina especializada para fazer o serviço.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Mariana Czerwonka
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