Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Campanhas publicitárias e a conscientização no trânsito

Campanhas publicitárias podem ser grandes aliadas quando o assunto é a educação no trânsito. Confira algumas das mais impactantes para a conscientização de motoristas e pedestres


Por Accio Comunicação Publicado 26/06/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

Primeiramente, vale reforçar que campanhas publicitárias ainda podem ser grandes aliadas quando o assunto é educação no trânsito. A campanha do Maio Amarelo, por exemplo, acabou, mas a conscientização permanece! Esse é um foco constante, tanto do Poder Público quanto da sociedade civil e da iniciativa privada: conscientizar os motoristas

Ou seja, por meio de campanhas publicitárias (hoje também presentes no YouTube e nas redes sociais), busca-se abordar temas relacionados à segurança no trânsito, à saúde do motorista e às normas do trânsito

Campanha prevenção de acidentes no Carnaval
Foto: Ministério das Cidades

Para incentivar o uso correto e seguro do automóvel, campanhas de conscientização costumam ser mais frequentes durante períodos específicos como o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito e também na proximidade de feriados.  

Com isso em mente, o Portal do Trânsito selecionou algumas campanhas publicitárias já vinculadas e que geraram, de alguma forma, impacto na vida de motoristas e pedestres. 

Campanhas publicitárias: o uso do celular no trânsito  

A campanha vinculada em 2013 pelo Denatran e o Ministério das Cidades, promovia a conscientização do uso do celular no trânsito.  

Além disso, a marca a Volkswagen também criou uma campanha impactante nesse mesmo tema. Em resumo, a campanha idealizada pela agência de publicidade chinesa Ogilvy Beijing, em 2014, causou impacto mostrando exemplos do que pode acontecer quando mexemos no celular quando estamos ao volante.  

Campanhas publicitárias: o Carnaval e o pós-acidente  

Com o intuito de prevenir acidentes de trânsito durante o Carnaval de 2014, essa campanha foi vinculada pelo Ministério do Transporte, Ministério das Cidades e Denatran.  

Karaokê para quem bebeu  

Nesta campanha publicitária de 2012, da Ogilvy do Brasil, juntamente com o Bar Aurora e o Boteco Ferraz, criaram um vídeo onde o nível de álcool era testado por meio do microfone.  

Campanhas publicitárias para quem está ao redor de quem bebeu

A campanha da cervejaria Heineken, vinculada na primeira década dos anos 2000, mostrou a importância de se ter consciência ao dirigir.  

Do mesmo modo, a peça publicitária demonstrou que atitudes irresponsáveis podem também prejudicar, e muito, quem está ao redor de um motorista alcoolizado.  

Jogo de corrida para quem é bom de copo  

Em 2013, o Hospital Albert Einstein convidou alguns consumidores de diferentes bares de São Paulo, a jogar um jogo de corrida em tablets – com várias fases e “premiações”.  

Por fim, não podemos deixar de registrar aqui um alerta: durante finais de semana e feriados, a quantidade de acidentes aumenta drasticamente.

Finais de semana e feriados: os períodos com maior índice de acidentes  

No ano passado, foram registrados 64.447 acidentes, sendo que 52.948 acabaram com vítimas fatais ou feridos apenas em rodovias. Os dados são do Painel CNT de Consultas Dinâmicas dos Acidentes Rodoviários, divulgado pela Confederação Nacional do Transporte.  

Além disso, esses números detalham que o período entre os feriados de Carnaval a Quarta-Feira de Cinzas, infelizmente, lidera o índice de acidentes. Foram 1.160 ocorrências registradas.

Do mesmo modo, acidentes envolvendo automóveis lideram a lista de veículos em acidentes e mortes, com 60% das ocorrências. 

Leia no Portal do Trânsito:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *