Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Bons condutores já podem ativar cadastro positivo na Carteira Digital de Trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/10/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h02
Ouvir: 00:00

A ativação do cadastro para bons condutores já está disponível pela CDT. Veja outras informações!

Desde a última quinta-feira (13/10), condutores que não tiverem infrações nos últimos 12 meses e já tiverem dado autorização para participar do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) serão ativados no cadastro e poderão usufruir das vantagens e benefícios atualmente ofertados pelos parceiros do bom condutor.

Benefícios

Entre os benefícios possíveis estão descontos e isenção de taxas, condições especiais para locação de veículos, contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento, por exemplo. Empresas e instituições interessadas em oferecer vantagens podem manifestar interesse à Senatran, a qualquer momento, preenchendo um formulário on-line.

Conforme o Ministério da Infraestrutura, para participar, o condutor pode se cadastrar pela Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal de Serviços da Senatran. Ao fazer isso, o participante dá o consentimento para que seu nome seja consultado e constatado que está apto a receber os benefícios.


Saiba mais:

Veja o passo a passo para inscrição no Cadastro Positivo de condutores pela CDT 

O RNPC está previsto na nova lei de trânsito assim como teve regulamentação em maio pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) desenvolveu a tecnologia.

Possíveis benefícios

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, poderá haver a premiação da boa conduta dos motoristas através de benefícios, como descontos e isenção de taxas e tributos pelos órgãos governamentais, condições diferenciadas para locação de veículos, em contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento. A opção do benefício fica a critério de quem o oferecerá.

“O Detran de Mato Grosso do Sul, por exemplo, informou que concederá 20% de desconto na renovação da carteira de habilitação ao condutor positivo. O benefício terá início em 2023” adiantou o órgão.

Com informações do Ministério da Infraestrutura

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *