18 de dezembro de 2025

Celso Mariano recebe Juliel Modesto de Araújo para um papo sobre a importância da psicologia no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/09/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h23
Ouvir: 00:00

A psicologia do trânsito é caracterizada por estudar cientificamente os comportamentos dos usuários do trânsito, em seus diferentes papéis (pedestres, motoristas, ciclistas, motociclistas, passageiros) e em sua diversidade.

O profissional que atua nessa área, não é só aquele que aplica os famosos exames para obtenção e renovação de CNH, ele realiza também pesquisas e estudos com o objetivo de aperfeiçoar o comportamento dos usuários do trânsito.

Para conversar sobre esse assunto, o especialista Celso Mariano recebeu Juliel Modesto de Araújo, que é psicólogo especialista em trânsito, autor do livro “Trânsito na Educação” e possui vários artigos publicados específicos sobre o tema.

“A campanha do Movimento Paulista de Segurança Viária aponta que 94% dos acidentes fatais são em decorrência do fator humano. Eu diria que são 100%, porque nesses 6% há também uma parcela de participação do homem”, diz Juliel.

Assista à entrevista na íntegra:

Parte I

 

Parte II

Parte III

Nota: Juliel faleceu em 07/04/22. O Portal do Trânsito e a Tecnodata Educacional lamentam a perda deste grande profissional.

 

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *