Contran define “No trânsito, o sentido é a vida” como tema a ser trabalhado em 2019
A Resolução 771/19, publicada sexta-feira (01) no Diário Oficial, aprovou o tema “No trânsito, o sentido é a vida” e o cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito a ser trabalhado no período de maio de 2019 a abril de 2020 pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Essa também é a mensagem a ser veiculada em toda peça publicitária destinada à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins, nesse mesmo período.
Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
Segundo o Contran, o cronograma de ações sugerido é:
2º quadrimestre de 2019 – Foco: PEDESTRE
-
Maio – Ações de apoio ao Maio Amarelo e à Semana das Nações Unidas sobre segurança viária.
-
Junho – Campanha de valorização das Faixas para Pedestres e do Sinal de Vida.
-
Julho – Ações de prevenção voltadas para o período das férias escolares.
-
Agosto – Campanha de educação sobre utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre/ciclista/condutor.
3º quadrimestre de 2019 – Foco: CICLISTA
-
Setembro – Campanha da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro de 2019).
-
Outubro – Bicicletas como meio de locomoção, o que saber para se proteger e proteger o ciclista.
-
Novembro – Campanha de conscientização de preservação da vida no trânsito pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.
-
Dezembro – Bicicleta nas férias escolares e o seu convívio no trânsito.
1º quadrimestre de 2020 – Foco: MOTOCICLISTA
-
Janeiro – Respeite o motociclista, respeite a vida.
-
Fevereiro – Valorização da Lei Seca e a sua importância na redução de acidentes.
-
Março – Capacete é vida.
-
Abril – Campanha de educação sobre utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre/ciclista/condutor.
Para Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, o incentivo ao comportamento seguro e responsável de todos os envolvidos no trânsito é fundamental.
“Temos uma séria dificuldade de não sabermos nos colocar no lugar das outras pessoas, mas esta é a única maneira de entendermos a respeitarmos suas necessidades e direitos”, explica.
Ainda de acordo com a especialista, sempre que o resultado de nossas ações não seja aquele que gostaríamos que fosse, devemos parar e refletir. “Apesar da tendência que temos de culpar os outros é provável que os verdadeiros motivos estejam em nós mesmos”, conclui.