Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024

Denúncia: veículo estacionado na ciclovia em São Paulo


Por Mariana Czerwonka Publicado 11/10/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Estacionamento em cicloviaO flagra ocorreu na ciclovia Bom Retiro

Estacionar na ciclovia, além de infração, é um ato de falta de cidadania. Porém, essa tem sido uma atitude muito comum no trânsito de São Paulo.

Essa atitude pode colocar em risco a vida dos ciclistas que utilizam a via exclusiva para bicicletas. A infração é considerada grave, com multa de R$ 127,69, acréscimo de 5 pontos na CNH e é passível de remoção do veículo.

As fotos foram encaminhadas para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), e foi solicitado o aumento da fiscalização no local. Segundo nota enviada pelo órgão, a fiscalização de invasão e estacionamento em ciclovias existentes na cidade é feita rotineiramente pelos 1.854 agentes de trânsito da CET-SP.

De janeiro a agosto de 2014 foram aplicadas 15.891 multas relacionadas aos enquadramentos de proteção e segurança de ciclistas. Além disso, a CET-SP lançou no dia 15 do mês passado a Campanha Bicicleta Segura – Programa de Mobilidade por Bicicleta. O objetivo é promover ações permanentes de educação e fiscalização no trânsito com enfoque para a proteção aos espaços sinalizados para ciclistas.

Ainda segundo a nota, a CET-SP já estruturou o mapeamento da fiscalização eletrônica que será realizada nos locais por onde passam ciclovias e ciclofaixas. Os radares poderão fiscalizar a invasão de veículos nestes locais e também a velocidade máxima permitida nos eixos onde existem espaços segregados para ciclistas. Inicialmente, foram mapeados 43 locais que já estão ou passarão a ser fiscalizados eletronicamente nos circuitos cicloviários.

Fotografou algum flagrante de irregularidade no trânsito da sua cidade? Encaminhe para o Portal do Trânsito, clique aqui.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *