DetranRS realiza ações de educação para o trânsito voltadas às pessoas idosas
Oficinas abordam comportamentos de risco, comportamentos seguros e princípios de convivência no trânsito.

O DetranRS promove o projeto Mobilidade Segura 60+, iniciativa de ações que buscam promover um trânsito mais inclusivo, acessível e seguro a todos. Com o objetivo de alinhar políticas públicas e desenvolver materiais e abordagens que consideram as especificidades desse público, houve a realização de reuniões entre a Escola Pública de Trânsito da autarquia, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa do RS (CEI).
Coleta de dados
O mapeamento da realidade que envolve esse público através de um questionário. A Escola de Trânsito e o CEI divulgaram o formulário que contou com a participação de 189 pessoas entre os dias 24/3 e 25/4/2025.
A partir da análise dos dados, deu-se o início do planejamento das ações com setores afins dentro do DetranRS.
Ações de educação
Para a produção do vídeo sobre o momento de parar de dirigir, participaram o dr. Ricardo Hegele, especialista em medicina do tráfego, e o dr. Milton Santos, médico geriatra do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Além dos especialistas, dois idosos que contaram suas experiências.
Também houve a realização das oficinas “Mobilidade Segura 60+”, com grupos da Universidade Aberta para Pessoas Idosas -Unapi/UFRGS e do Centro Estadual de Treinamento esportivo – Cete. Foram abordadas as mudanças da idade e seus efeitos na mobilidade, comportamentos de risco e comportamentos seguros, princípios de convivência no trânsito. Instituições interessadas em contratar a oficina podem acompanhar a agenda/calendário da Escola no site escola.detran.rs.gov.br.
As ações representam um avanço significativo na consolidação de uma política educacional voltada à cidadania e ao respeito, reafirmando o papel do DetranRS como referência em educação para o trânsito no Estado.
As informações são da Ascom DetranRS
