Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de julho de 2024

Existe um momento certo para um idoso parar de dirigir? Veja a resposta!

A família acredita que é hora do idoso parar de dirigir, mas a CNH ainda está válida e o condutor não quer parar. Como agir diante dessa situação?


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/04/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Idoso parar de dirigir
Alguns fatores contribuem com a fragilidade dos idosos no trânsito. Foto: Depositphotos

O assunto é polêmico. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não há uma idade determinada para o condutor parar de dirigir. Essa decisão pode partir do próprio idoso, se perceber limitações que o impeçam de dirigir e também do perito do Detran durante o exame de aptidão física e mental no ato da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, o caso do programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito, traz uma situação diferente: qual o momento certo de uma família tirar a chave da mão de um idoso?

Segundo relatos, a família acredita que é hora do idoso parar de dirigir, mas a CNH ainda está válida e o condutor não quer largar o volante. Como agir diante dessa situação?

Quem responde é o especialista Celso Alves Mariano. Para ele, tirar a chave da mão de um condutor idoso pode ser uma das tarefas mais ingratas para um familiar.

“Afinal, quando amamos uma pessoa que é idosa e que dirige e que já não tem mais toda aquela destreza e  habilidade para conduzir com segurança passa a ser um desafio importante a ser enfrentado”, explica.

De acordo com o especialista, é preciso fazer com que a própria pessoa tenha consciência de suas limitações. “A própria pessoa precisa se convencer de que ela já não consegue conduzir com toda aquela segurança que o trânsito precisa. Então, no intervalo entre uma renovação e outra se foi aprovado no exame médico só resta a tomada de consciência para que haja uma decisão responsável e madura de parar de dirigir”, conclui Mariano.

Assista, na íntegra, a resposta do especialista Celso Mariano no Programa Tira-dúvidas de trânsito sobre o momento certo para um idoso parar de dirigir.

Atenção aos sinais

Alguns fatores contribuem com a fragilidade dos idosos no trânsito, como o processo natural do envelhecimento. E são esses os sinais que merecem atenção, segundo Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.

“A visão, a audição, o equilíbrio são afetados e ainda há o enfraquecimento dos ossos e da musculatura. Essas situações afetam a capacidade cognitiva do idoso, que é fundamental para enfrentar o trânsito”, explica.

De acordo com projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2060, os indivíduos com 60 anos ou mais de idade representarão mais de 25,5% dos brasileiros.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

3 comentários

  • Evapereira da Silva
    18/04/2023 às 08:41

    parei o as aulas de direção em 2019 sera que ainda vale pra dois mile vinte tres

    • Mariana Czerwonka
      18/04/2023 às 10:19

      Olá

      Você deve entrar em contato com o Detran de seu estado, eles devem te orientar.

      Equipe Portal

  • Léo Teixeira
    02/04/2024 às 18:46

    Meu Pai está cada vez pior no trânsito, pois tornou-se um risco para ele e para os outros. Mesmo com a saúde debilitada e diversos problemas de ordem psicológica ele é teimoso e jamais vai ter a consciência de parar. Gostaria de saber se podemos fazer algo para impedir a próxima renovação ou mesmo bloquear a atual o quanto antes. No mínimo tornar obrigatório um exame mais rígido…

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *