19 de dezembro de 2025

OPAS/OMS lançam no Brasil manual ‘Segurança de Pedestres’


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/01/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h20
Ouvir: 00:00

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançaram no Brasil o manual “Segurança de Pedestres”. O documento enfatiza importância de uma abordagem abrangente e holística, que inclui engenharia de trânsito, legislação, fiscalização e também medidas voltadas ao comportamento.

O objetivo é contribuir o para o fortalecimento da capacidade local para implementar medidas para a segurança de pedestres em todo o mundo.

Todos os anos, mais de 270 mil pedestres perdem a vida no trânsito, enquanto outros milhões sobrevivem com lesões, muitos deles permanentemente incapacitados. Nas Américas, as mortes de pedestres representam cerca de 20% do total de todas as mortes no trânsito. Nos países andinos a proporção supera 40%.

O manual também chama a atenção para o fato de que a prevenção de muitas das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) – como as doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e o diabetes -, que respondem por cerca de 70% das mortes do país, poderia se dar pelo incentivo à prática da atividade física, o que inclui o chamado “transporte ativo” (ciclismo e caminhadas), que ainda tem benefícios ambientais relacionados.

Por outro lado, cânceres e doenças das vias aéreas inferiores podem ter relação com a poluição atmosférica. Em São Paulo, por exemplo, os gases poluentes, produzidos em grande parte por veículos, já respondem por mais mortes que os acidentes de trânsito.

Para acessar o manual em português, clique aqui.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *