Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2024

Volta às aulas: reforço da importância da sinalização e direção defensiva


Por Tecnodata Educacional Publicado 13/02/2019 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h06
Ouvir: 00:00
Saída de escolaFoto: Arquivo Portal do Trânsito.

As férias escolares chegam ao fim e o trânsito volta ao normal. Será? Na verdade, não. Vira um caos. Isso se dá porque os condutores, que até então, pelo menos os que estavam na cidade e não de férias em outros locais, estavam descontraídos, tranquilos, percebem a agitação e se envolvem com ela, se deixam influenciar pelo novo ritmo e aí se instala a confusão!

A atenção deve ser redobrada próximo às escolas pois a descontração e distração não é só dos condutores, os alunos também estão fora do ritmo. Até que nova rotina se instale, as dificuldades estão maximizadas.

A ideia é se programar e sair mais cedo de casa, usar rotas alternativas, redobrar os cuidados.

É uma grande chance para os instrutores de CFC mostrarem aos seus alunos a razão e a importância do respeito à sinalização próximo aos locais com grande circulação de pedestres: segurança.

Trabalhar a conscientização de que essa sinalização tem razão de ser: é uma questão de preservação da vida. E ainda, um veículo em baixa velocidade tem muito mais chance de interromper seu deslocamento sem causar um acidente do que se estiver rápido, acima da velocidade adequada.

Pode-se abordar aí a questão do tempo de reação do condutor associado a esse deslocamento mais prudente. Esses conceitos devem ser trabalhados sempre com os futuros condutores, contudo, essa é uma grande oportunidade que não pode ser desperdiçada.

Todos unidos em uma grande corrente para melhoria do nosso trânsito e em favor da vida!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *