Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de fevereiro de 2024

Detran/RS apresenta sua Escola Pública de Trânsito para outros estados

O Detran/RS mostrou como é a estrutura, organograma, princípios que norteiam o trabalho e o que se proporciona à sociedade gaúcha.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 05/07/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Escola Pública de Trânsito RS
O Detran/RS, que completou 26 anos, em 1º de julho, foi convidado a mostrar seu modelo de Escola para todo país Foto: Divulgação AND

Na semana do seu aniversário, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) apresentou sua Escola Pública de Trânsito para representantes de Detrans de todo país. A autarquia gaúcha, que completou 26 anos em 1º de julho, mostrou o modelo que adota para todo país.

A apresentação aconteceu no 76º Encontro Nacional dos Detrans, em Natal, Rio Grande do Norte, no final de junho. Promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), o evento contou com reuniões, fóruns, palestras técnicas, que proporcionaram a troca de conhecimentos e experiências entre os departamentos estaduais de trânsito.  

No evento, Carla Badaraco Guglielmi, da direção da Escola Pública de Trânsito do Detran/RS, mostrou como é a estrutura, organograma, princípios que norteiam e trabalho e o que se proporciona à sociedade gaúcha. A Escola oferece inúmeras experiências (cursos, atividades, encontros, vivências) para os mais diversos públicos. São eles: ciclistas, pedestres, professores, profissionais da área de trânsito, credenciados, tanto presencialmente quanto na modalidade de ensino online.

Tudo isso, com objetivo de promover a educação para o trânsito de forma permanente. Dessa forma, contribuindo para a construção de uma cultura de preservação e valorização da vida. 

“As Escolas Públicas de Trânsito têm sua previsão legal no Código de Trânsito Brasileiro. Por força de lei, é um direito de todos e dever prioritário dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, portanto devem ser abertas ao público em todos os estados. Não só é possível implementar, como é o mais desejável por todos os cidadãos, porque somente com a educação, processo contínuo e sistemático, poderemos alcançar a tão almejada mudança de comportamento no trânsito”, destacou Carla. 

A diretora institucional do Detran/RS Diza Gonzaga destaca a importância do trabalho da Escola no Rio Grande do Sul. A escola, por enquanto, vem atuando na modalidade online. “Temos como missão promover a educação para o trânsito de forma permanente, pelo exercício da cidadania. Agora, estamos empenhando nossos esforços para estruturar a sede da Escola Pública de Trânsito. Ou seja, ela, em breve, poderá abrir as portas à comunidade gaúcha, tendo a sua sede em Porto Alegre. A realidade que vai se impor ao Rio Grande de uma forma maravilhosa e abrangente é que a Escola poderá receber diariamente e presencialmente os mais diversos atores do trânsito”, diz.

Ela cita ainda que crianças, pedestres, ciclistas, empresas, escolas, credenciados e servidores do Detran, todos terão uma verdadeira aula de vida.

“Nossa essência e nosso propósito é atuar em defesa da Vida, com princípios de equidade, com valores éticos visando uma melhor compreensão do sistema de trânsito. Desta forma acreditamos que a mudança de comportamento, que tanto almejamos será alcançada, e que assim possamos ter um trânsito mais humano, seguro e fraterno neste espaço público privilegiado onde nos deslocamos das mais diversas formas”, conclui. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Flavio Rodrigues de Lima Schelbauer
    05/07/2023 às 18:11

    Sou instrutor de Autoescola e já realizei quase todos os cursos da Escola Pública de Trânsito. São excelentes cursos, ajudou muito no meu trabalho, o conhecimento adquirido nos cursos ajudou principalmente para estar dando aulas teoricas e consequentemente as práticas. Estão de parabéns pela qualidade dos cursos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *