05 de dezembro de 2025

Programa da Volvo amplia educação no trânsito infantil com curso digital

Agora, por meio do curso disponível no site pvst.com.br/pareolheacene, qualquer pessoa pode se tornar multiplicador da iniciativa.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 11/09/2025 às 18h00
Ouvir: 00:00
programa Volvo
O objetivo é ampliar o alcance da atividade e contribuir para a redução de sinistros envolvendo um dos públicos mais vulneráveis no trânsito: as crianças. Foto: Divulgação.

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) atualizou o tradicional Pare, Olhe, Acene, levando a capacitação de multiplicadores para o formato 100% digital. Agora, por meio do curso disponível no site pvst.com.br/pareolheacene, qualquer pessoa pode se tornar multiplicador da iniciativa. Além disso, contribuir para a redução de acidentes envolvendo crianças, um dos grupos mais vulneráveis no trânsito.

Educação no trânsito voltada para crianças

O Pare, Olhe, Acene é uma ação mundial do Grupo Volvo. Ele ensina crianças entre 6 e 10 anos a atravessar ruas e avenidas com segurança, reforçando a necessidade de parar, olhar e acenar antes de atravessar. O programa também destaca a importância de ser visto pelos motoristas, de prestar atenção nos pontos cegos dos veículos e de utilizar corretamente a faixa de pedestres.

Criada há uma década, a campanha já impactou centenas de milhares de pessoas em mais de 30 países. No Brasil, cerca de 10 mil crianças já participaram da atividade, principalmente em escolas de ensino fundamental.

“A segurança é um dos valores fundamentais da Volvo e integra a estratégia de sustentabilidade da marca. Está presente nas práticas adotadas em nossas fábricas, em nossos produtos e serviços e em nossa contribuição à sociedade. Nossa visão tem como ideal de futuro o ‘Zero Acidentes’ fatais envolvendo os veículos que fabricamos. O Pare, Olhe, Acene é uma de nossas iniciativas nessa direção”, afirma Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.

O problema nacional

Acidentes de trânsito continuam entre as principais causas de morte infantil no Brasil. Segundo dados do DATASUS, compilados pelo Observatório Nacional de Trânsito, 878 crianças de 0 a 14 anos morreram em acidentes de trânsito em 2023. Desse total, 201 eram pedestres e 69 estavam de bicicleta.

O número de feridos também é significativo. De acordo com a Aldeias Infantis SOS, que utiliza dados do DATASUS, 11.925 crianças de 0 a 14 anos foram internadas com lesões decorrentes de acidentes naquele ano.

“Nosso compromisso é atuar para evitar que esses sinistros aconteçam. Ao mudar a capacitação do Pare, Olhe, Acene para um formato 100% digital ampliamos o impacto e alcance. Agora, qualquer pessoa, em qualquer lugar do Brasil, pode acessar o material, aprender a utilizá-lo e se tornar um multiplicador, atuando na prevenção”, destaca Anaelse Oliveira.

Multiplicadores em todo o país

Todos podem se tornar multiplicadores: educadores do ensino fundamental, profissionais de empresas de logística e transporte, especialistas em segurança no trânsito ou em responsabilidade social corporativa, além de qualquer pessoa interessada em disseminar comportamentos seguros com as crianças.

O curso online oferece aulas detalhadas e material de apoio completo. Após concluir o treinamento, o participante pode baixar o conteúdo e aplicá-lo em sua comunidade ou escola. Aqueles que enviarem evidências da aplicação da atividade com crianças recebem o certificado Volvo de Embaixador da Segurança, reconhecendo seu papel na promoção da educação no trânsito infantil.

O acesso ao curso é simples e gratuito, pelo portal pvst.com.br/pareolheacene. Ele reforça o compromisso do Grupo Volvo com educação, prevenção e segurança viária desde cedo.

Assessoria de Imprensa

Conteúdo enviado por Assessoria de Imprensa especializada. Para encaminhar a sua sugestão, basta enviar e-mail para contato@portaldotransito.com.br

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *