Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de julho de 2024

Educação no trânsito para pedestres 

A educação no trânsito é fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito!


Por Accio Comunicação Publicado 26/12/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

É por meio da educação no trânsito que os cidadãos podem gerar comportamentos mais conscientes e transformar as relações no trânsito. Além disso, a educação promove uma conscientização sobre o trânsito, suas regras, leis e funcionamentos com o objetivo de reduzir acidentes, preservar a vida e promover a segurança no trânsito

O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) determina que a educação para o trânsito é direito de todos e prioridade do Sistema Nacional de Trânsito. 

Pedestres no trânsito 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores de veículos devem proteger os pedestres, ou seja, o maior sempre cuida do menor. Afinal, o trânsito é um conjunto de todos os deslocamentos de pessoas e veículos nas vias públicas. 

Além disso, antes mesmo de se tornar motorista, o cidadão era pedestre. E mesmo depois de adquirir sua concessão para conduzir um veículo, continua sendo pedestre em determinados momentos. 

Ou seja, a adoção de comportamentos conscientes, com respeito à sinalização, atenção quando estiver em locomoção ou travessia são fundamentais para garantir a segurança de todos. 

pessoas-de-toquio-viajando-na-rua
Foto: Freepik

Deveres do pedestre 

Todos os pedestres têm direitos e deveres estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dentre os deveres, estão: 

  • Olhar para os dois lados antes de atravessar uma via; 
  • Aguardar a passagem do veículo ou que ele pare; 
  • Atravessar sempre em linha reta, pisando firme sem correr; 
  • Olhar atentamente para os lados ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via; 
  • Atravessar sempre andando na faixa de pedestres. 

Como é possível observar, são regras muito simples de serem cumpridas e que podem evitar que você entre nas estatísticas dos acidentes de trânsito. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler isso! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *