Educação no trânsito para pedestres
A educação no trânsito é fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito!
É por meio da educação no trânsito que os cidadãos podem gerar comportamentos mais conscientes e transformar as relações no trânsito. Além disso, a educação promove uma conscientização sobre o trânsito, suas regras, leis e funcionamentos com o objetivo de reduzir acidentes, preservar a vida e promover a segurança no trânsito.
O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) determina que a educação para o trânsito é direito de todos e prioridade do Sistema Nacional de Trânsito.
Pedestres no trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores de veículos devem proteger os pedestres, ou seja, o maior sempre cuida do menor. Afinal, o trânsito é um conjunto de todos os deslocamentos de pessoas e veículos nas vias públicas.
Além disso, antes mesmo de se tornar motorista, o cidadão era pedestre. E mesmo depois de adquirir sua concessão para conduzir um veículo, continua sendo pedestre em determinados momentos.
Ou seja, a adoção de comportamentos conscientes, com respeito à sinalização, atenção quando estiver em locomoção ou travessia são fundamentais para garantir a segurança de todos.
Deveres do pedestre
Todos os pedestres têm direitos e deveres estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dentre os deveres, estão:
- Olhar para os dois lados antes de atravessar uma via;
- Aguardar a passagem do veículo ou que ele pare;
- Atravessar sempre em linha reta, pisando firme sem correr;
- Olhar atentamente para os lados ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via;
- Atravessar sempre andando na faixa de pedestres.
Como é possível observar, são regras muito simples de serem cumpridas e que podem evitar que você entre nas estatísticas dos acidentes de trânsito.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler isso!