13 de junho de 2026

Celular, álcool e velocidade: os comportamentos que mais colocam vidas em risco no trânsito

Campanha do Maio Amarelo reforça a responsabilidade coletiva na segurança viária e alerta para atitudes que seguem entre as principais causas de sinistros graves.


Por Agência de Notícias Publicado 11/05/2026 às 07h30
Ouvir: 00:00
risco no trânsito
Tomar os cuidados necessários ajudam a evitar acidentes. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

O uso do celular ao volante, o excesso de velocidade e a combinação entre álcool e direção continuam entre os principais fatores de risco no trânsito brasileiro. Durante o Maio Amarelo, movimento voltado à conscientização sobre segurança viária, o Governo de São Paulo intensificou ações educativas e reforçou alertas sobre comportamentos que aumentam as chances de sinistros e mortes nas vias.

As orientações fazem parte das ações do Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo (PSV-SP), implementado recentemente com a meta de reduzir pela metade o número de mortes no trânsito até 2030. Conforme o governo paulista, a expectativa é poupar cerca de 19 mil vidas no período.

De acordo com a diretora de Segurança Viária do Detran-SP, Roberta Mantovani, grande parte das mortes no trânsito está associada a situações evitáveis.

“Grande parte das mortes no trânsito está ligada a risco que podem ser evitados. Por isso, o trabalho de conscientização é tão importante. Segurança viária é responsabilidade compartilhada”, afirma.

Uso do celular ao volante segue entre os maiores riscos

Uma das principais preocupações das campanhas educativas é o uso do celular enquanto o motorista dirige. A prática, além de proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), reduz significativamente a atenção do condutor e aumenta o risco de colisões e atropelamentos.

Segundo o Detran-SP, o motorista que utiliza o aparelho ao volante tem maior dificuldade para manter o posicionamento correto do veículo e demora mais para reagir diante de situações inesperadas.

A distração causada pela troca de mensagens, chamadas ou navegação no aparelho compromete diretamente a percepção do trânsito ao redor. O uso do celular ao volante é considerado infração gravíssima pelo CTB.

Avançar o sinal vermelho aumenta risco de colisões graves

Outra infração destacada nas campanhas do Maio Amarelo é o avanço do sinal vermelho. A prática está entre as mais perigosas em áreas urbanas porque reduz a previsibilidade do trânsito e aumenta o risco de colisões laterais e atropelamentos.

Em cruzamentos movimentados, poucos segundos de imprudência podem resultar em ocorrências graves, especialmente quando há excesso de velocidade envolvido.

Além dos motoristas, pedestres e ciclistas estão entre os usuários mais vulneráveis nesse tipo de situação.

Velocidade potencializa gravidade dos sinistros

O excesso de velocidade também aparece entre os principais fatores relacionados às mortes no trânsito. Conforme o Detran-SP, quanto maior a velocidade do veículo, menor é o tempo de reação do motorista para evitar colisões.

Além disso, velocidades elevadas aumentam significativamente a gravidade dos impactos e as chances de lesões fatais.

O órgão destaca que pedestres, ciclistas e motociclistas ficam ainda mais expostos em áreas urbanas. Segundo informações citadas na campanha, o corpo humano se torna extremamente vulnerável em colisões acima de 30 km/h.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a velocidade como um dos principais fatores de risco para mortes no trânsito em todo o mundo.

Álcool e direção continuam combinação perigosa

A condução sob efeito de álcool segue como uma das condutas mais associadas a sinistros graves e fatais.

Mesmo em pequenas quantidades, o álcool interfere diretamente na capacidade de dirigir com segurança, reduzindo reflexos, alterando a percepção de velocidade e prejudicando a tomada de decisão.

Outro ponto destacado pelo Detran-SP é o aumento da sensação de confiança provocado pelo consumo de bebidas alcoólicas, o que favorece comportamentos imprudentes ao volante.

Além do risco para o próprio motorista, a combinação entre álcool e direção ameaça passageiros, pedestres, ciclistas e demais usuários das vias.

Equipamentos de proteção salvam vidas

As campanhas do Maio Amarelo também reforçam a importância do uso correto de equipamentos de proteção, como cinto de segurança, capacete e cadeirinhas infantis.

De acordo com o Detran-SP, deixar de utilizar esses dispositivos aumenta significativamente o risco de morte e de lesões graves em sinistros de trânsito.

O alerta vale especialmente para motociclistas, crianças e ocupantes dos bancos traseiros, públicos considerados mais vulneráveis em caso de colisões.

Conforme o órgão, os equipamentos de proteção são medidas fundamentais para reduzir impactos e preservar vidas no trânsito.

Com informações da Agência SP

Agência de Notícias
Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *