Ministério dos Transportes divulga edital do Prêmio Senatran 2024
O Prêmio Senatran 2024 ganhou duas novas categorias, com ampliação do público-alvo participante e facilidades para apresentação dos trabalhos.
O edital do Prêmio Senatran 2024 foi publicado no Diário Oficial da União da semana passada e com novidades. O concurso ganhou duas novas categorias, com ampliação do público-alvo participante e facilidades para apresentação dos trabalhos. A premiação busca incentivar iniciativas, projetos e produções técnico-científicas voltados à Segurança no Trânsito. Além disso, estimular a adesão de organizações públicas e privadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Confira a íntegra do edital.
Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o Prêmio Senatran 2024 contará com participação de instituições de ensino, alunos e educadores do ensino superior. Além de órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), organizações, instituições ou empresas e companhias de transporte de passageiros e/ou de cargas.
As inscrições assim como envio de trabalhos acontecerão de 21 de maio a 19 de junho de 2024. A entrega do prêmio está marcada para 18 de setembro, no início da Semana Nacional do Trânsito.
Novidades
Neste ano, o Prêmio Senatran permitirá a apresentação de trabalhos com nome, marcas ou qualquer outro elemento que identifique o autor. Além disso, o concurso contará com duas novas categorias:
- Redução de sinistros de trânsito em estados e municípios de circunscrição dos órgãos e entidades que efetuam o registro das ocorrências, apuram suas circunstâncias ou prestam atendimento às vítimas, constantes na Resolução Contran nº 808, de 15 de dezembro de 2020;
- Produção acadêmica na área de segurança viária voltada à prevenção de acidentes e educação no trânsito.
Conforme a Senatran, este é o momento de ter reconhecido o desempenho das instituições que se preocupam em fazer um trânsito mais humano e democrático.
Bom dia! Concordo que às crianças receberam orientações sobre trânsito para que eles cresçam conscientes sobre o atual trânsito e mortes constantes de quantas imprudência que vivenciamos no meu dia a dia na rua…
Concordo com crianças ter mas orientação sobre o trânsito assim teremos futuros condutores melhores
Outra coisa que deve ser mudada, seria em BR, no caso de acidente, a partir de 06 horas da tarde uso de colete refletor para a segurança de quem tá indo ou vindo na pista dupla evitando outros acidentes, durante o dia já existe uma sinalização que é legível para ambos lados.
Gostaria de participar com algumas ideias
Sou CONDUTOR de veículos pesados no SEGUIMENTO do transporte de produtos perigosos. Uma pequena analise que observei em 14 dias de viagens,somando 5250 kms, foi a pernoite! Fator IMPORTANTÍSSIMO para uma noite de sono onde o profissional não fique fatigado apenas por algumas horas de sono,mas sim, 11 horas! Levei em consideração a boa e ampla disposição ao dirigir de forma mais atenciosa e segura. Após às 22 horas só trafegava veículos com total necessidade de circulação . eliminando assim possível acidentes durante a noite e,evitando o cansaço excessivo durante o dia. É POSSÍVEL, E PODEMOS EVITAR QUE HAJA MAIS ACIDENTES.