Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Pedestre: o mais vulnerável no trânsito

Os pedestres têm prioridade sobre os veículos por serem os mais vulneráveis em casos de sinistros de trânsito.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 15/01/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os pedestres têm prioridade sobre os veículos por serem os mais vulneráveis em casos de sinistros de trânsito. O artigo 70 diz que se o pedestre estiver atravessando a via sobre as faixas delimitadas para essa finalidade terá prioridade de passagem.

Ainda conforme o CTB, nos locais em que houver faixa de pedestres e semáforo, as travessias
deverão ser feitas na faixa de segurança, sob sinal favorável. A preferência será dada ao pedestre que não tenha concluído a travessia, mesmo que o semáforo mude a cor liberando a passagem para os veículos.

Quando não houver faixa, nem sinalização, o pedestre deverá aguardar na calçada pelo momento oportuno, e atravessar a via na menor distância possível.

Por causa de sua vulnerabilidade é importante que o pedestre tenha atitude responsável no trânsito e não espere apenas que o condutor respeite a legislação. No trânsito, todos devem respeitar uns ao outros, bem como dividir a responsabilidade pela segurança viária.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) listou algumas dicas de direitos e deveres dos pedestres para uma circulação segura.

Direitos dos pedestres

É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação.

Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelas bordas da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.

Deveres dos pedestres

  • Olhar para os dois lados antes de atravessar a via;
  • Aguardar a passagem do veículo ou que ele pare;
  • Atravessar sempre em linha reta, pisando firme sem correr na faixa de pedestre;
  • Olhar atentamente para os lados ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *