Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024

Psicologia na Semana Nacional do Trânsito 2022


Por Assessoria de Imprensa Publicado 20/09/2022 às 23h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

De 18 a 25 de setembro, o CFP se une à ação que busca sensibilizar para um comportamento mais ético e consciente no trânsito.

A Semana de Trânsito acontece todos os anos de 18 a 25 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. Mais uma vez o Conselho Federal de Psicologia (CFP) se une à campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que em 2022 tem como lema Juntos Salvamos Vidas. O objetivo é reforçar a importância da conscientização em relação ao comportamento no trânsito assim como aos cuidados básicos com a vida.

Para destacar o papel da Psicologia nesse desafio, o CFP promove uma agenda de lives sobre temas importantes na relação trânsito e sociedade: ou seja, no dia 21 de setembro, estará em foco a questão Trânsito e Saúde; em 22 de setembro a live traz como enfoque Tráfego e Perícia Psicológica. Além disso, em 23 de setembro o assunto é Mobilidade e Direito à cidade. Todas as lives começam às 16h e terão transmissão pelas redes sociais do CFP.

Conscientização

Também como parte das atividades da Psicologia na Semana Nacional do Trânsito será promovido nas redes sociais do CFP conteúdo sobre vítimas do trânsito, aplicativos, mobilidade antirracista assim como mulheres. Conforme a entidade, o objetivo é subsidiar debates e reflexões sobre o papel da Psicologia na proteção de direitos em sua interface com a mobilidade humana.

A Psicologia do Trânsito é uma especialidade que surgiu antes mesmo da regulamentação da profissão de psicóloga(o). Ela dialoga tanto com outras áreas da Psicologia, como também nas reflexões sobre comportamento, espaço urbano, autocuidado, o cuidado com o próximo e com a cidadania, bem como o próprio conceito de sujeito situado.

Confira as lives da Psicologia na Semana do Trânsito:

Tema: Trânsito e Saúde

Data: 21 de setembro

Horário: 16h às 17h30

Assista!

Tema: Tráfego e Perícia Psicológica

Data: 22 de setembro

Horário: 16h às 17h30

Assista!

Tema: Mobilidade, trânsito e direito à cidade

Data: 23 de setembro

Horário: 16h às 17h30

Assista!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *