Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de novembro de 2024

SP oferecerá treinamento defensivo para ciclistas a partir de junho


Por Talita Inaba Publicado 15/05/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h39
Ouvir: 00:00

Em uma cidade como São Paulo, onde o cenário é um trânsito cada vez mais complicado, a Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) passa a oferecer, a partir de junho, um curso de preparação específico para os ciclistas. As aulas, que já eram oferecidas a empresas que trabalham frequentemente com bicicletas, agora serão abertas ao público e gratuitas. E entre as principais lições aos ciclistas estão a “pedalada defensiva” e a distância de ônibus e veículos maiores, com prioridade à noção de vulnerabilidade das bicicletas.

De maio de 2012 a março deste ano, quando a fiscalização relacionada ao tráfego de bicicletas começou a ser intensificada, a CET registrou 8.844 multas por desrespeito ao ciclista. O número de mortes de ciclistas no trânsito, apesar de não contar com grande aumento nos últimos anos, também preocupa. Foram 49 em 2010, também 49 em 2011 e 52 em 2012, apenas na capital.

O balanço é anual, segundo a CET. “Houve um aumento do uso da bicicleta na cidade e existe uma sensibilidade maior para a questão do risco que a bicicleta pode representar se não for usada de forma adequada, assim como qualquer outro veículo no trânsito”, diz Ilana Berezovsky Frigieri, responsável pelo Departamento de Educação de Condutores da CET. “O objetivo da medida é reforçar a ideia de que o ciclista é mais vulnerável. E a postura do motorista tem que ser também uma postura de respeito”, afirma.

Na tentativa de reduzir problemas de ciclistas no trânsito, o curso terá oito horas de aulas, entre lições teóricas – com dicas de manutenção, mecânica e direção defensiva – e práticas, em que o ciclista trafega pelas dependências da sede CET, na Barra Funda, para entender as diferentes placas e sinalizações no asfalto e aprender a pedalar defensivamente. Durante todo o mês de maio, são funcionários da própria CET que participam das aulas teóricas e práticas. As primeiras turmas abertas ao público devem iniciar o curso apenas a partir da terceira semana de junho. No curso serão cedidas as bicicletas e capacetes.

Para as aulas, o curso conta com uma área de 700 metros lineares entre a pista e toda a estrutura cicloviária, com ciclorota, ciclovia e ciclofaixa. Na ciclorota, o espaço é compartilhado e funciona no estacionamento da CET. “Os carros vão continuar entrando e saindo e a proposta é essa mesmo, o compartilhamento do mesmo espaço”, explica Ilana. Ônibus, porém, não circulam dentro do estacionamento, mas são uma das grandes preocupações dos ciclistas. Sobre isso, a orientação é “jamais compartilhar espaço com coletivos nas ruas e evitar ao máximo a aproximação”, afirma a responsável. A área de treinamento conta também com ciclovias – espaços segregados e exclusivos para bicicletas – e ciclofaixas – exclusivas e sinalizadas para ciclistas, porém sem separação física. A adaptação do espaço foi concluída no início deste ano.

O curso é dado por educadores da CET que usam a bicicleta cotidianamente. Dentro da sede da CET, o ciclista aprende em uma área totalmente sinalizada, mas as ruas de São Paulo nem sempre são assim. Para esses casos, o curso orienta o respeito ao que diz o Código Brasileiro de Trânsito. “O ciclista deve respeitar todas as regras do trânsito, como qualquer outro motorista, e o código indica que ele se mantenha sempre à direita. O mais importante, no entanto, é pedalar de forma defensiva e o mais previsível possível, sem surpreender o motorista”, diz a responsável da CET. Travessias também têm normas específicas para bicicletas e as lições são dadas no curso. De acordo com Ilana, o ciclista só pode atravessar montado em passagens sinalizadas em vermelho. Já na faixa de pedestres é preciso andar desmontado, assim como em calçadas sem sinalização específica para ciclistas.

Como participar

As aulas devem ser ministradas às terças e quintas-feiras, com grupos de 12 participantes. As inscrições estão abertas desde segunda-feira (12), e a CET espera que a procura comece a aumentar nas próximas semanas, com a divulgação do curso. Por enquanto, o treinamento ocorre apenas na sede da CET, mas há a intenção de estender as aulas para outras unidades, ainda sem previsão para que isso ocorra. O novo curso não será obrigatório, mas renderá um certificado aos ciclistas. A CET ressalta que a preocupação com a presença das bicicletas nas ruas se estende também a outros treinamentos da Companhia, como a preparação sobre direção defensiva para motoristas, taxistas e motofretistas, por exemplo. “A idéia é que no futuro a gente não precise de ciclofaixa nem de ciclovia. Que as pessoas consigam conviver da melhor forma possível, de forma mais segura”, afirma Ilana.

Serviço – Curso Pedalar com Segurança Inscrições: gratuitas pelo telefone 3871-8625 ou pelo e-mail dco2@cetsp.com.br Local: Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – Av. Marques de São Vicente, 2154 Carga horária: 8 horas

Fonte: Globo.com

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *