Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2024

Os conceitos de direção defensiva ainda funcionam?

A direção defensiva é um conjunto de técnicas que o condutor deve incorporar à sua maneira de dirigir para torná-la mais segura.


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/08/2024 às 08h20
Ouvir: 00:00
Muitos se perguntam se os conceitos de direção defensiva ainda funcionam e devem ser usados nas ruas. Esse foi o tema do Programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito. Assista!

Muitas vezes temos a impressão de que assuntos como os conceitos de direção defensiva não evoluíram com o passar dos anos. Por esse motivo, condutores se perguntam se eles ainda funcionam e devem ser usados nas ruas. Esse foi o tema do Programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito, que tem o patrocínio da Tecnodata Educacional, como você pode ver acima.

De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, a Direção Defensiva que se aprende nas autoescolas ainda é a mesma. “Isso é verdade para os princípios básicos, como os elementos Conhecimento, Atenção, Previsão, Habilidade e Ação. Mas é uma característica básica da Direção Defensiva estar conectado aos fatores adversos, sejam os de sempre ou os novos”, explica.

O especialista explica que o trânsito muda: na infraestrutura das vias, nas tecnologias embarcadas e até no estilo de dirigir. Tudo evoluiu.

“Acontece que os princípios da Direção Defensiva são tão bons, tão inteligentes que acomodam perfeitamente as evoluções tecnológicas: freios ABS são muito mais seguros que os antigos, simples, de tambor. Então temos, com essa evolução, um importante fator adverso do veículo amenizado. Celular na mão, no ouvido ou na ponta dos dedos, é risco novo na lista de adversidades do condutor”, alerta.

De acordo com Mariano, a direção defensiva, devidamente compreendida e aplicada, não necessita de mudanças. “Com o que ela oferece, já dá conta da demanda. Só não pode confundir o básico com o pouco importante. Direção Defensiva é essencial, é indispensável”, conclui.

Conceitos de Direção Defensiva

Conceitos de direção defensiva
Conhecer as técnicas não basta, é preciso praticá-las no dia a dia. Foto: Milkos para Depositphotos

Conforme o Manual de Formação de Condutores da Tecnodata Educacional, referência para aqueles que estão tirando a Habilitação, direção defensiva, segura ou condução responsável são algumas das denominações de um conjunto de técnicas que o condutor deve incorporar à sua maneira de dirigir para torná-la mais segura para si mesmo e para os outros participantes do trânsito.

“Conhecer as técnicas não basta, é preciso praticá-las no dia a dia, reconhecer e abandonar antigos vícios e maus hábitos e alterar o comportamento, automatizando procedimentos e atitudes corretas”, ensina o Manual.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *