Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de fevereiro de 2024

Semáforo com luzes na horizontal: isso é permitido? Veja a resposta!

Na maioria dos locais, o semáforo está disposto no sentido vertical, mas podem acontecer variações.


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/12/2023 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Semáforo horizontal
Existem variações e o semáforo pode estar disposto em outros sentidos, como na horizontal. Foto: Divulgação Prefeitura de Três Lagoas

Os semáforos são sinais luminosos, controlados eletronicamente, que servem para controlar o fluxo de veículos e pedestres. Na maioria dos locais, o semáforo está disposto no sentido vertical, com a luz vermelha em cima das demais. No entanto, podem acontecer variações e o semáforo estar disposto em outros sentidos, como na horizontal. Esse foi o tema de um dos programas Tira-Dúvidas do Portal do Trânsito.

O Manual Brasileiro de Sinalização de trânsito, volume V, da sinalização semafórica, regulamenta os padrões desse tipo de sinalização. De acordo com a norma, na concepção e na implantação da sinalização de trânsito deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a real eficácia dos sinais. Nesse sentido, o Manual diz ainda que o grupo focal veicular possui três indicações luminosas: vermelha, amarela e verde, dispostas nesta ordem, de cima para baixo quando vertical, e da esquerda para a direita quando horizontal. Pode-se, também, utilizar grupo focal composto de dois focos vermelhos, um amarelo e um verde, dispostos verticalmente. Ou seja, é permitido o semáforo com luzes na horizontal.

Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, intuitivamente nós consideramos que aquilo que está acima é mais importante. Por isso, os semáforos de disposição vertical, os mais comuns mantêm sempre a luz vermelha no topo.

“Os semáforos de disposição horizontal também vão atrás de uma sensação que intuitivamente seja mais natural. Como nós lemos da esquerda para a direita, os semáforos de disposição horizontal têm lâmpada vermelha de proibido avançar no lado esquerdo”, explica.

O especialista cita ainda que estas posições devem estar bem definidas devido a dificuldade que algumas pessoas têm em identificar as cores. “Sabendo que o padrão é a luz vermelha no alto no semáforo vertical ou à esquerda no semáforo horizontal até mesmo estes cidadãos podem se orientar”, conclui.

Assista ao comentário completo do especialista Celso Mariano sobre semáforo com luzes na horizontal, no programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *