Semáforo com luzes na horizontal: isso é permitido? Veja a resposta!
Na maioria dos locais, o semáforo está disposto no sentido vertical, mas podem acontecer variações.

Os semáforos são sinais luminosos, controlados eletronicamente, que servem para controlar o fluxo de veículos e pedestres. Na maioria dos locais, o semáforo está disposto no sentido vertical, com a luz vermelha em cima das demais. No entanto, podem acontecer variações e o semáforo estar disposto em outros sentidos, como na horizontal. Esse foi o tema de um dos programas Tira-Dúvidas do Portal do Trânsito.
O Manual Brasileiro de Sinalização de trânsito, volume V, da sinalização semafórica, regulamenta os padrões desse tipo de sinalização. De acordo com a norma, na concepção e na implantação da sinalização de trânsito deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a real eficácia dos sinais. Nesse sentido, o Manual diz ainda que o grupo focal veicular possui três indicações luminosas: vermelha, amarela e verde, dispostas nesta ordem, de cima para baixo quando vertical, e da esquerda para a direita quando horizontal. Pode-se, também, utilizar grupo focal composto de dois focos vermelhos, um amarelo e um verde, dispostos verticalmente. Ou seja, é permitido o semáforo com luzes na horizontal.
Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, intuitivamente nós consideramos que aquilo que está acima é mais importante. Por isso, os semáforos de disposição vertical, os mais comuns mantêm sempre a luz vermelha no topo.
“Os semáforos de disposição horizontal também vão atrás de uma sensação que intuitivamente seja mais natural. Como nós lemos da esquerda para a direita, os semáforos de disposição horizontal têm lâmpada vermelha de proibido avançar no lado esquerdo”, explica.
O especialista cita ainda que estas posições devem estar bem definidas devido a dificuldade que algumas pessoas têm em identificar as cores. “Sabendo que o padrão é a luz vermelha no alto no semáforo vertical ou à esquerda no semáforo horizontal até mesmo estes cidadãos podem se orientar”, conclui.