Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de julho de 2024

VI Fórum Estadual do Programa Vida no Trânsito do Paraná começa nesta terça


Por Agência de Notícias Publicado 16/11/2021 às 17h20 Atualizado 08/11/2022 às 21h19
Ouvir: 00:00

O evento é gratuito e direcionado a profissionais que trabalham com temas relacionados ao trânsito, segurança e prevenção de acidentes. 

O Projeto Vida no Trânsito do Paraná (PVT-PR), coordenado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e a Secretaria de Estado da Saúde, disponibiliza de forma online, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o VI Fórum Estadual do Programa Vida no Trânsito do Paraná.

O evento gratuito é direcionado a profissionais que trabalham com temas relacionados à segurança no trânsito; mobilidade; prevenção de acidentes e promoção da saúde; profissionais da área e demais cidadãos.

“Um dos nossos principais objetivos é a capacitação constante de profissionais na área de trânsito como uma forma de ampliar e disseminar o conhecimento sobre a mobilidade urbana. Somos comprometidos com o Pnatrans, que tem como meta diminuir os índices de mortes e acidentes, e o conhecimento é uma das melhoras formas de se conquistar isso”, comenta o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.

A composição da Comissão Estadual do PVT-PR é interinstitucional e multiprofissional. Além disso, tem caráter ético, técnico, científico, educativo e de assessoria, e visa a redução de mortes e lesões no trânsito.

O projeto é uma estratégia importante que vem contribuindo para o avanço do Estado no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3 e 11), reforçando seu compromisso com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e com o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, 2021-2030.

Doze municípios já aderiram ao PVT: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo.

Programação

O VI Fórum Estadual do Programa Vida no Trânsito do Paraná terá como tema Trânsito, Saúde e Educação: Construção de uma Agenda Convergente. Ele acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2021, no das 14h às 17h (1º dia início às 13h30) e terá transmissão através do Canal do YouTube da Escola de Saúde Pública (ESPPrVirtual).

A solenidade de abertura contará com a presença do diretor de operações do Detran-PR, Adriano Furtado. “O Fórum traz assuntos importantes para discussão, temas que nos auxiliam na criação de estratégias para melhorias relacionadas à mobilidade e comportamento no trânsito. Quanto mais debatido, mais soluções”, afirma.

Os temas debatidos no fórum serão: a Segunda Década de Ação pela Segurança Viária da ONU; Pesquisas sobre Comportamento no Trânsito; Políticas Públicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Trânsito; Mobilidade Segura e Sustentável; Visão Zero; Cidades Saudáveis; Educação para o Trânsito; Campanhas de Segurança Viária; Cultura de Paz no Trânsito.

Para participar basta se inscrever neste LINK.

As informações são da Agência de Notícias do Paraná

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *