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11 de outubro de 2024

Consumidores querem carros mais automatizados


Por Talita Inaba Publicado 21/05/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h39
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Um estudo recente da Cisco sobre a experiência do consumidor (Cisco Customer Experience Report) do setor automotivo revela a importância do uso da tecnologia desde o processo de escolha e compra à manutenção e à direção do veículo. Os consumidores estão usando mais as tecnologias de comunicação (como celular, mensagens de texto, telefone, websites e dispositivos com comunicação embarcada) para se conectarem com montadoras e revendedoras. Os resultados mostram que aproximadamente a metade (47%) dos consumidores globais valoriza a reputação da marca na adoção da tecnologia ao comprar um veículo. Globalmente, os consumidores estão ansiosos por ver mais mudanças de transporte na customização, segurança, tempo e economia de custos. Brasil, China e Índia se mostram significativamente mais dispostos a oferecer informações sobre hábitos de direção, em troca de eficiência em custo e tempo, e demonstram ter mais confiança em veículos sem motorista. O estudo pesquisou mais de 1.500 consumidores em 10 países: Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Reino Unido e Rússia. PRINCIPAIS DESTAQUES Antes de comprar um veículo, os consumidores preferem começar o processo online – A maioria dos consumidores começa seu processo de aquisição de automóveis online: 83% dos consumidores globais preferem pesquisar informações sobre um carro online, contra apenas 17% de consumidores que preferem telefonar ou ir a uma concessionária. – Confiança no website do fabricante: 61% usam websites de fabricantes ao fazerem pesquisas para comprar um carro. Isto é uma boa notícia para o mundo digital, já que 78% dos consumidores confiam em suas pesquisas online. Os consumidores querem uma maneira mais automatizada de monitorar custos de manutenção do carro – O impacto do preço do combustível na experiência do cliente: 52% dos consumidores querem monitorar o preço do combustível a partir de um veículo. Esta foi a prioridade máxima, comparada a 46% dos consumidores que querem monitorar preços de seguro, 35% que gostariam de monitorar disponibilidade de assistência automotiva em estradas e 32% querendo monitorar informações de recall. – Monitorar custos de manutenção do automóvel: A demanda dos consumidores por monitoramento de custos de operação do veículo representou 62% dos consumidores afirmando que comprariam um dispositivo projetado para mantê-los no controle de seu orçamento mensal para combustível e manutenção automotiva. Os consumidores estão dispostos a trocar informações pessoais por customização, segurança e economia – Seguro/manutenção mais baixos: 74% permitiriam o monitoramento de seus hábitos de direção a fim de economizar em seguro ou manutenção ou custos de serviços. – Mais segurança pessoal: 60% forneceriam informações biométricas como impressões digitais e amostras de DNA em troca de segurança personalizada ou segurança do carro. – Carro customizado: 65% compartilhariam informações pessoais como altura/peso, hábitos de direção e preferências em entretenimento se isso levasse a um veículo e experiência de direção mais customizados. Confiança do consumidor em veículos automatizados ou não pilotados – Veículos não pilotados: Mais da metade dos consumidores globais (57%) afirmou que provavelmente andariam em um carro totalmente controlado por tecnologia que dispensa um motorista humano. Os consumidores mais confiantes a este respeito são do Brasil, com 96%, Índia, com 86%, e China, com 70%. – Crianças a bordo: A confiança dos consumidores caiu para 46% quando perguntados se permitiriam que seus filhos andassem em veículos não pilotados, mas os brasileiros permanecem confiantes, com 92% afirmando que deixariam seus filhos em carros automatizados sem motoristas. – Os consumidores menos propensos a este respeito são do Japão, França e Alemanha, onde apenas 6% permitiriam que seus filhos andassem em um veículo não pilotado. Fonte: Administradores.com

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