Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de julho de 2024

Credencial de estacionamento para idosos poderá ser emitida pelo site da Senatran


Por Assessoria de Imprensa Publicado 29/07/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h06
Ouvir: 00:00

A partir de 02 de agosto será possível imprimir a credencial de estacionamento para idosos pelo site da Senatran. Veja exigências!

Municípios poderão colocar à disposição, a partir de 2 de agosto, a emissão de credencial de estacionamento para idosos através do portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura (Senatran/MInfra) para motoristas com mais de 60 anos.

Requisitos

Para conseguir solicitar bem como imprimir a credencial de estacionamento para idosos é preciso preencher alguns requisitos.

Além de ter a idade exigida, o cidadão deverá ser morador dos municípios com o serviço disponível. A cidade de Campo Grande (MS) será a pioneira. Assim como, deverão ter conta prata ou ouro no gov.br e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida.

Para verificar a autenticidade, a credencial de estacionamento possui um QR Code que pode ser lido através do aplicativo VIO que está disponível para download nas lojas Google Play e App Store. Ou seja, é o mesmo aplicativo que se usa para verificar a autenticidade dos documentos digitais. São eles, por exemplo: CNH, CRLV-e, ATPV-e e das novas placas veiculares que já possuem um QR Code.

Nesse sentido, caso o motorista tenha uma credencial emitida pelo portal de serviços e a perda por algum motivo, ele também poderá cancelá-la através do mesmo serviço.

As informações são do Ministério da Infraestrutura

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *