Trending News

Notícias

Agente de Trânsito

CRLV digital não atualiza o documento 2020? Veja orientações 

CRLV digital não atualiza o documento 2020? Veja orientações

O Portal do Trânsito entrou em contato com o Denatran para saber como orientar o cidadão que não consegue atualizar o CRLV Digital 2020. Veja o que fazer!

CRLV Digital não atualiza
Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

Uma das consequências da pandemia causada pela COVID-19 foi adiantar o processo dos documentos digitais no Brasil. A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível para todos os proprietários de veículos brasileiros.

A maioria dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), inclusive, não emite mais o documento. Sendo assim, a orientação é baixar o aplicativo ou imprimir o documento em casa.

Para ter acesso ao documento digital, que tem a mesma validade do físico, é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

Veja como baixar o CRLV Digital 

O download e a impressão do CRLV ficam disponíveis, no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no Portal de Serviços do Denatran, após o pagamento da taxa de licenciamento e demais débitos do veículo.

O CRLV digital traz todas as informações do documento impresso pelo Detran e tem a mesma validade do documento físico. Ele pode ser acessado mesmo que o proprietário esteja sem internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, o que garante a autenticidade do documento. Não é necessário comparecer ao Detran local para obter o documento digital.

Assim como o CRLV digital, o documento impresso em casa também tem o mesmo valor do que aquele que era emitido pelo Detran, pois  a validação se dá por meio da leitura do QRCode inserido no documento.

O que fazer se o CRLV digital não atualiza o documento 2020

Apesar de toda facilidade oferecida pelos órgãos de trânsito, muitos cidadãos têm relatado dificuldades na atualização do documento versão 2020.

“Eu fiz o pagamento de todas as vias necessárias para regulamentar o meu licenciamento 2020, porém não consigo emitir o CRLV eletrônico”, afirma Paulo Fernandes, da Paraíba.

O Portal do Trânsito entrou em contato com o Ministério da Infraestrutura, responsável pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para saber como orientar o cidadão.

De acordo com o órgão, o primeiro passo para o proprietário é verificar junto ao Detran do estado onde o veículo está registrado se realmente não existe nenhuma pendência ou bloqueio. Se não houver, a recomendação do Denatran é para que o cidadão remova o CRLV-e anterior do aplicativo CDT e peça para baixar novamente.

“Outra opção é sair do aplicativo e realizar o login novamente. Fazendo isso, o documento será atualizado”, afirma o órgão.

Se, ainda assim, o documento não for atualizado, o proprietário do veículo poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais, através do e-mail: css.serpro@serpro.gov.br ou telefone: 0800-728 2324

Notícias Relacionadas

15 Comentários

  1. Francisco Erinaldo Viana de Holanda

    Só queria entender por que uma coisa. Já que o Detran não vai mais emitir o documento do veículo, por que ainda cobra o valor da impressão do mesmo ao pagar o licenciamento, se não vai mais emitir então não pode cobrar já que somos novos proprietários que vamos imprimor

  2. Fábio

    Como faço para imprimir o clrv 2019

  3. Pedro Gilberto Paz de Lira Lira

    Gentileza verificar junto Denatran caso de CNH suspensa e já cumprido prazo suspensão, porém curso CFC parado. Continuamos sendo apenado?

  4. José n furlan

    Paguei meu licenciamento e multa junto, porem não liberou o licenciamento, apareceu divergência na bin, perguntei no fale com detran, porém não obitve respostas, pois já venceu o prazo do documento e preciso do carro para ir ao trabalho. Posso ser multado ou ter veículo aprendido ?

    1. Mariana Czerwonka

      José

      Infelizmente se o veículo constar com o licenciamento atrasado você pode ter problemas. Já tentou a Ouvidoria do órgão?

      Equipe Portal

  5. Maurício Dutra

    O Detran De São Paulo está ineficiente quanto ao licenciamento. Fiz o pagamento do licenciamento muito antes do vencimento e continua constando débito no sistema, impedindo a emissão do CRLV. Na secretaria da Fazenda de SP consta o pagamento e nenhum débito, entretanto, no DETRAN não. o DETRAN/SP está ineficiente e incompetente para esse sistema.

  6. Maria de Lourdes Silva

    Paguei na loteria e no dia seguinte meu documento já estava no apricativo, muito fácil e rápido.Obrigado.

  7. RICARDO A SERRANO

    Apesar de todas as taxas agitadas o aplicativo não atualiza para 2020.
    Não funciona.

  8. Lucio Leonardo Lopes

    Meu crlv não atualiza para 2020. Já liguei para o Detran-RJ, falei com Priscila, que dissse ser com o DENATRAN. Liguei para o SERPRO no número 0800-728 2324, conforme indicado aqui no portal do trânsito.
    Na propria gravação que se ouve na espera de atendimento diz que o problema é do DETRAN doo seu Estado. Não consigo solucionar e a UBER está exigindo o meu CRLV 2020.

  9. carlos

    nao consigo baixar o crlv 2020 (so atualiza 2019) , tenho tudo pago certinho ,sem multas nada em atraso ,,que posso fazer ???não tem data livre nos postos para pegar documentos ,,,qual o problema por favor ?
    posso circular sem documento 2020 ?,,Obrigado
    meu email… carloslavalle@bol.com.br

    1. Mariana Czerwonka

      Carlos

      De qual estado você fala? Sugiro que você entre em contato com o Suporte da Serpro, responsável pelos documentos digitais:

      E-mail: css.serpro@serpro.gov.br
      Telefone: 0800-728 2324

      Equipe Portal

  10. Elyel

    Meu CRLV atualizou para 2020, porém, na hora de imprimir, pede a placa do veículo, CPF do proprietário e o número do boleto, o qual foi pago, mesmo colocando os dados corretamente, informa que nenhum boleto foi pago, tanto no app Detran Go, tanto no próprio site do Detran, o IPVA e o licenciamento foram foram liquidados, só falta imprimir e não dá certo.

    1. Mariana Czerwonka

      Elyel

      Nesse caso, você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado, pelos canais de atendimento online, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *