Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Cuidado com o golpe: site simula serviços da Senatran para roubar dados


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/02/2022 às 18h45 Atualizado 08/11/2022 às 21h15
Ouvir: 00:00

Não caia no golpe e fique atento ao verdadeiro site da Senatran que reúne informações sobre veículos, habilitação, infrações de trânsito e educação.

Um novo golpe está circulando pela internet. Criminosos estão simulando o site de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), antigo Denatran, para roubar informações pessoais ou dinheiro da população. O alerta foi feito pelo próprio órgão em suas redes sociais.

O verdadeiro site do órgão é o https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/ que reúne serviços como dados sobre veículos, habilitação, infrações de trânsito e educação.

“A Senatran não entra em contato por e-mail, ligação ou mensagens de texto para solicitar informações pessoais ou atualizar dados”, comunicou o órgão.

No golpe, o endereço divulgado como se fosse da Senatran é www.portaldenatran.com/gov.br. Esse site é falso.

Portal de Serviços Senatran

O Portal de Serviços Senatran é fonte de consulta sobre as informações públicas do órgão. Após o cadastro, o cidadão poderá obter acesso a dados de veículos, verificar avisos das montadoras para correção de defeitos de fabricação (recall) ou validar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Ao cidadão, são disponibilizadas duas opções de cadastro: um simples, autodeclarado, que permite a realização de até cinco consultas por dia, e um mais completo, validado por órgãos públicos, com informações detalhadas do histórico do condutor.

Este segundo cadastro é considerado “forte” e pode ser obtido por meio do portal Brasil Cidadão, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), pelo Certificado Digital, pelo número de matrícula dos servidores públicos (Siape) ou pela criação de um login presencial, feita nos postos de atendimento dos Detrans.

De acordo com o órgão, é importante destacar que o portal não emite multas nem certidão de regularidade. No entanto, a ferramenta disponibiliza o link para o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Esta é a ferramenta que possibilita aos proprietários de veículos automotores receberem descontos de 20% até 40% nas suas infrações de trânsito.

Carteira Digital de Trânsito

As informações disponibilizadas pelo Portal de Serviços da Senatran, por exemplo, também constam no aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito (CDT), compatível com os sistemas Android e iOS (iPhones). Além disso, o app, que funciona como uma carteira virtual do condutor, oferece ao usuário o acesso à versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), disponível para todo o Brasil. Além, também, do documento do automóvel, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Os documentos valem como originais, bem como é possível apresentá-los em embarques aéreos domésticos e identificação em órgãos públicos. É possível também exportá-los em PDF, a partir do próprio aplicativo, possuindo valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • Atenção: Detran/MS alerta para golpe na inscrição do CNH Popular - AAAPV
    10/02/2023 às 15:54

    […] uma página em branco. Já, no celular, a página falsa abre e aparece até um assinatura do Governo Federal. De acordo com o Detran/MS, para fazer o cadastro é se pede o estado, cidade, nome e idade. […]

  • Isaque Alves da silva
    04/06/2024 às 12:07

    Estou tentando fazer um cadastro para entrar no site do inventario eu Detran para faser una pesquisa….

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *