Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Cuidados com a manutenção e a validade do airbag


Por Talita Inaba Publicado 07/08/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h32
Ouvir: 00:00

Item de segurança que passa a ser obrigatório em todo carro fabricado em território nacional a partir de 2014, o airbag é um fator muito importante para sua segurança. Nada adianta ter o acessório, porém, se ele estiver em más condições. Por isso, fique atento: os airbags têm prazo de validade e precisam passar por manutenção periódica.

O fabricante do automóvel descreve no manual do proprietário o período de durabilidade da peça. Cada montadora define o tempo que considera necessário conforme seus testes de segurança. A média é de dez anos, podendo variar um pouco.

É recomendável que ao comprar um carro usado, seja feita uma revisão completa neste sistema de segurança. Defeitos nos componentes podem fazer com que ele trave em caso de necessidade de ser acionado. Caso a luz de airbag (localizada no painel) fique acesa, procure uma oficina especializada. Pode ser o indicativo de algum dano, podendo resultar na explosão da bolsa mesmo sem situação de acidentes.

Após o tempo determinado pela fábrica, mesmo com o alto custo, o sistema completo do airbag deve ser trocado. E atenção para veículos que sofreram acidentes. É proibido reaproveitar a bolsa após a mesma ter sido detonada. Em caso de reutilização, o sistema não terá a mesma eficiência.

Fonte: Terra.com.br

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *