Notícias

Notícias

Curitiba é a capital com melhor sinalização para pedestres e ciclistas 

Curitiba é a capital com melhor sinalização para pedestres e ciclistas

Pedestre em CuritibaPesquisa, coordenada pela campanha Sinalize!, foi feita por usuários das vias e dos serviços de transporte

Um levantamento organizado pela campanha Sinalize!, que procura estimular as cidades a melhorar a sinalização dirigida a ciclistas, pedestres e usuários do transporte público, avaliou essas condições em 25 cidades brasileiras, entre elas 13 capitais. Conforme a avaliação, Curitiba (PR) é a capital com melhor sinalização. A cidade recebeu nota média de 5,4, numa escala de 1 a 10.

A capital fluminense aparece em segundo lugar. Na avaliação da sinalização que não é voltada aos veículos motorizados, a cidade recebeu média de 4,6. Em terceiro está Porto Alegre, com média 4,2. Manaus (AM) recebeu a pior avaliação, com nota média de 0,7.

Na área de transporte público, foram verificados itens como as informações disponíveis nos pontos de parada e a sinalização no interior de ônibus, BRTs, metrôs, trens urbanos e barcas, no caso do Rio de Janeiro. Na sinalização para pedestres, os avaliadores verificaram a existência de faixas de travessia, placas de advertência, semáforos específicos para os pedestres e placas indicativas para orientação de quem opta por transitar a pé pelas cidades.

O levantamento foi feito por 372 voluntários entre ciclistas, pedestres e usuários do transporte coletivo. O objetivo da campanha é ampliar a amostragem com a participação de voluntários de outras localidades, Para colaborar com a campanha e saber mais informações sobre a iniciativa, clique aqui.

Veja o ranking e as notas das 13 capitais brasileiras avaliadas no levantamento:

Curitiba (PR) – 5,4
Rio de Janeiro (RJ) – 4,6
Porto Alegre (RS) – 4,2
São Paulo (SP) – 3,8
Belo Horizonte (MG) – 3,6
Recife (PE) – 3,3
Brasília (DF) – 2,5
Natal (RN) – 2,5
Salvador (BA) – 2,1
Cuiabá (MT) – 1,9
Maceió (AL) – 1,6
Fortaleza (CE) – 1,3
Manaus (AM) – 0,7

Com informações da Agência CNT de Notícias

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *