Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/DF: aulas práticas e provas teóricas serão liberadas a partir de agosto, provas práticas só em setembro


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/07/2020 às 16h10 Atualizado 08/11/2022 às 21h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Aulas práticas de direção e exames teóricos serão retomados a partir de 03 de agosto no Distrito Federal. As provas práticas retornam em 01 de setembro.

Foto: Divulgação Detran/DF.

Foi publicada na última sexta-feira (24), no Diário Oficial, a autorização do Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) para a retomada das aulas práticas de direção a partir do próximo dia 3 de agosto.

A Instrução nº 503, de 21 de julho de 2020, define também o retorno dos exames práticos para o dia 1º de setembro, de acordo com cronograma pré-estabelecido pela Gerência de Habilitação (Gerhab) do Detran, salvo nova orientação do Governo do Distrito Federal em sentido contrário.

De acordo com o Detran/DF, com o objetivo de assegurar a saúde de todos os envolvidos no processo de habilitação e evitar a disseminação do novo Coronavírus, será obrigatória a adoção de medidas de segurança para a volta das atividades.

“Os Centros de Formação de Condutores – CFC’s não poderão permitir aglomeração de pessoas em suas dependências, principalmente em ambientes fechados, e deverão orientar que se mantenha a distância mínima de dois metros entre funcionários e candidatos. Caso todos estejam devidamente paramentados, o espaço poderá ser reduzido a um metro. Além disso, os CFC’s deverão manter sabonete líquido e papel toalha nos sanitários e disponibilizar álcool em gel a 70% também dentro dos veículos”, explicou o órgão.

Aula prática

Ainda segundo o Detran/DF, antes do início das atividades, candidatos e instrutores deverão higienizar as mãos e usar máscaras de proteção facial durante todo o período das aulas. As janelas dos automóveis devem permanecer abertas ao longo do percurso.

É obrigatória a higienização dos veículos ao início e término de cada aula prática, com especial atenção ao volante, marcha, freio de mão, retrovisores, cinto de segurança, ajustes de bancos e painéis, assim como as maçanetas da parte externa.

Aulas em motos

Conforme a Instrução, na categoria A, somente poderão fazer as aulas aqueles candidatos que apresentarem capacete próprio, é proibido o compartilhamento do acessório de segurança. Não será permitida a presença de acompanhantes ou terceiros no local, incluindo aqueles com aula já finalizada ou que ainda estejam aguardando o seu horário.

O Detran-DF reforça que o retorno das atividades dos CFC’s está obrigatoriamente condicionado ao estrito cumprimento de todas as medidas de segurança, sob pena de sanções administrativas.

“Estamos atendendo aos inúmeros pedidos daqueles que precisam concluir o processo de habilitação, entretanto, o retorno será com segurança e não vamos deixar de fiscalizar para que as medidas preventivas sejam devidamente seguidas para preservar a saúde da população”, disse diretor do Detran-DF, Zélio Maia.

Provas teóricas

A partir do dia 3 de agosto, o órgão também vai retomar o serviço de aplicação de provas teóricas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os Centros de Formação de Condutores (CFC’s) já estão com as agendas abertas para a marcação dos exames.

Segundo o órgão, os 3.307 candidatos que estavam com as provas agendadas entre os dias 13 e 31 de março, e que foram suspensas em razão da quarentena, devem procurar os Centros de Formação de Condutores para remarcar as avaliações, sem nenhum custo adicional.

A demanda reprimida nesses cinco meses em que o serviço ficou suspenso é grande, mas, para cumprir todos os protocolos de segurança necessários à redução dos riscos de contaminação pelo novo Coronavírus, a quantidade de candidatos por turma ficará reduzida a um terço.

“Entendemos a urgência da população e estamos trabalhando para retomar o serviço com toda a segurança. Vamos buscar formas de atender ao maior número possível de pessoas, oferecendo vagas inclusive aos sábados”, explica o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

Os testes serão realizados nos mesmos locais onde já eram aplicados antes da suspensão do serviço: no Shopping Popular, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho. Para evitar aglomerações, de segunda a sexta-feira, as provas serão realizadas fora do horário de funcionamento do atendimento nesses postos, ou seja, antes das 8h e depois das 18h.

As informações são do Detran/DF

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *