Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran pede cautela no trânsito durante chuva


Por Mariana Czerwonka Publicado 06/09/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Dirigindo na chuvaAumentar a distância do veículo da frente é uma das advertências

O Departamento de Transito do DF (Detran) alerta os motoristas sobre os cuidados que devem ser tomados para diminuir os riscos de acidentes de trânsito neste período do ano. Com a pista molhada, o asfalto fica escorregadio, causando deslizamentos em casos de mudança de faixa e freadas bruscas.

Conforme o órgão, as poças d’água que se formam em alguns trechos das vias podem provocar a perda da direção do veículo e causar sérios acidentes. A visibilidade também fica comprometida, principalmente durante as chuvas fortes, quando todas as janelas do veículo são fechadas e os vidros acabam embaçando. Por isso, a principal dica é reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e redobrar a atenção.

Para aumentar a segurança do veículo, o Detran recomenda que se faça uma revisão dos pneus, freios, limpadores de para-brisas e faróis. Toda a parte elétrica do veículo também deve ser constantemente verificada, já que fusíveis e lâmpadas queimam com mais facilidade quando são molhados.

Dicas de prevenção

►Faça revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo
►Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto
►Para ter melhor visibilidade use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro
►Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente
►Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança
►Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto
►Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção
►Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.

Fonte: Coletivo

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *