Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/RJ: motoristas já podem fazer consultas e pagar débitos pelo WhatsApp


Por Pauline Machado Publicado 25/08/2021 às 17h05 Atualizado 08/11/2022 às 21h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00

No Rio de Janeiro será possível consultar e pagar, através do WhatsApp, débitos do Detran/RJ como multas, IPVA e licenciamento. 

Os condutores e proprietários de veículos do Rio de Janeiro já podem consultar, parcelar ou pagar débitos como: multas, IPVA, DPVAT ou a taxa de licenciamento pelo WhatsApp.

Para tanto, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (11) 4949 – 5983, ou acessar o site do Detran/RJ.

Para ter acesso ao serviço, que é oferecido por uma empresa credenciada, o motorista deverá ter em mãos o número da placa e do RENAVAM do veículo.

De acordo com o governo carioca, o processamento é totalmente automático e sem intervenção manual, podendo o condutor efetuar o pagamento por meio do cartão de crédito ou PIX.

Passo a passo:

  • Envie mensagem diretamente através do WhatsApp pelo celular 55 11 4949 5983 ou acesse o site do Detran/RJ (detran.rj.gov.br);
  • Clique no menu “Infrações”;
  • Escolha o item “Pagamento de Débitos”;
  • Em seguida “Parcelamento de Multas (cartão)”.
  • Se estiver no site, clique no link da Zapay – empresa credenciada para o serviço;
  • Em ambos os casos, é preciso ter os dados pessoais do proprietário e do veículo. Como, por exemplo, placa e Renavam, para ter acesso à consulta de débitos;
  • Em seguida disponibilizam-se todos os débitos com possibilidade de parcelamento;
  • Selecione os débitos que gostaria de quitar e, em seguida, faça o pagamento via cartão de crédito (em até 12x) ou Pix.

CRLV 2021 no Rio de Janeiro

Devido à pandemia, os prazos para baixar o documento foram prorrogados. O primeiro prazo vence no final de setembro e o último no fim de dezembro. O prazo varia de acordo com a placa do veículo. Nesse sentido, veja o calendário completo abaixo:

 

tabela

O QUE É PRECISO PAGAR PARA OBTER O DOCUMENTO:

Agora o licenciamento é 100% digital! Para baixar o CRVL de 2021, é necessário estar com os documentos de anos anteriores em dia. Para regularizá-los, é preciso pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT) e o seguro DPVAT dos anos antecedentes que estejam em atraso e do ano vigente. Exceto o seguro DPVAT para o licenciamento 2021 que, por determinação do governo federal, não está sendo cobrado neste ano.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *