Notícias

Notícias

Detran/AL e SEE lançam Programa Educando Jovens para o Trânsito 

Detran/AL e SEE lançam Programa Educando Jovens para o Trânsito

Educando jovens para o trânsito em AlagoasSolenidade aconteceu nesta quarta-feira no Palácio República dos Palmares; meta é atingir 50 mil estudantes em todo o estado

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) realizou o lançamento nesta quarta-feira (7), do programa “Educando Jovens para o Trânsito”. A solenidade aconteceu no Palácio República dos Palmares, e contou com a participação do governador Teotônio Vilela, da secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, da diretora presidente do Detran/AL, Andressa Lyrado e do diretor da Tecnodata Educacional – responsável pelo material didático – Celso Alves Mariano, além de representantes de escolas que aderiram ao projeto.

O programa visa à implementação da temática trânsito através de seu ensino transversal dentro da grade curricular e irá atender mais de 50 mil alunos do ensino médio, tanto na rede pública como na particular. “Uma aula de física sobre leis de Newton pode ser exemplificada pela importância do cinto de segurança para explicar o princípio da inércia”, exemplifica Edira Soares, Gerente do serviço de educação para o trânsito do Detran/AL.

“O grande diferencial deste projeto é que beneficiamos não só os estudantes do Ensino Médio, mas toda a sociedade alagoana, pois abordaremos em sala de aula questões relativas à educação para o trânsito e prevenção de acidentes”, avalia a Diretora de Apoio Pedagógico das Escolas, Rosineide Urtiga.

Mobilização

A divulgação para participar do projeto aconteceu, na rede pública, em parceria com a SEE através das Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE’s). Em seguida, foram selecionadas escolas, professores e coordenadores para fazerem a capacitação. Na rede particular, a divulgação aconteceu nas escolas que precisaram, apenas, indicar seus docentes para a capacitação.

Durante as últimas duas semanas, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito (Edutran) da autarquia estadual realizou 16 capacitações para os professores ligados ao projeto, sendo três em Maceió e 13 em cidades do interior, das 102 escolas participantes. As instituições receberam kits com matérias didáticos para os docentes e livros para todos os alunos. As capacitações e todo acompanhamento do programa no decorrer do ano letivo será feito pela Edutan em conjunto com a Tecnodata Educacional, empresa especializada em sistemas educacionais para o trânsito.

O conjunto didático é composto pelo livro do aluno, e kit para o professor – que contém 11 DVDs, CD Multimídia e Livro do Professor, com metodologia, atividades e mapas de transversalidade. “Temos como missão desenvolver nestes alunos, através do material didático, a percepção de risco e a promoção da cidadania”, afirma Celso Alves Mariano, diretor da Tecnodata Educacional.

Capacitação

Desde o último dia 24, professores de todo o estado participaram de formações sobre o programa nas coordenadorias regionais de educação. Na ocasião, foram abordadas as formas de se abordar a temática da educação para o trânsito dentro do conteúdo das disciplinas da Educação Básica.

Nesta terça-feira (6), foi realizada a última capacitação do programa com escolas da 4ªCRE, em Viçosa. Participaram da formação as escolas estaduais Floriano Peixoto, em Atalaia, Inaura Casado, em Cajueiro, Joaquim Diegues e Monsenhor Machado, ambas em Viçosa.

Na ocasião, cada escola recebeu dois kits do programa. Os professores que participaram da formação, atuarão como multiplicadores em suas unidades de ensino, repassando todo o conteúdo adquirido.

“Este programa trará uma grande contribuição para a nossa rede, pois vai envolver  professores, alunos e toda a comunidade escolar em uma grande ação de conscientização sobre boas práticas no trânsito e acredito que teremos resultados muito positivos”, avalia a coordenadora da 4ªCRE, Luciene Lemos.

Mariano, responsável por ministrar a capacitação, destacou a importância desse trabalho para a formação de futuros condutores mais conscientes de sua responsabilidade. “O professor tem um papel fundamental nesse processo. Ele é o mediador, o incentivador, o instigador do conhecimento. Ele estará ajudando a formar um cidadão mais preparado e consciente de seu papel no trânsito”, afirmou.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *