Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/BA suspende portaria que obriga a inspeção veicular


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/03/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Sensível à insatisfação de condutores profissionais do interior do Estado da Bahia, o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), Maurício Botelho resolveu nesta sexta-feira (08.03) suspender a Portaria 2044/12 que previa a obrigatoriedade da inspeção veicular, desde 27 de fevereiro deste ano.

Além do custo, motoristas de caminhão, táxi, veículos escolares e mototáxis de municípios baianos teriam que se deslocar para as cidades que possuem Instituição Técnica Licenciada (ITL), responsável pela verificação das máquinas automotoras. Existem hoje, ITL’s nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Simões Filho, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

De acordo com o diretor geral do Detran-Ba, “a intenção do órgão é facilitar a realização do procedimento obrigatório em todo o Estado, sem que haja prejuízos para a classe, desde os custos com a inspeção até a necessidade de deslocamento para uma dessas cidades, o que acarretaria em um grande transtorno”, afirmou.

Vale salientar que as ITL’s são credenciadas pelo Denatran.

Entenda a inspeção veicular

Trata-se de uma medida que visa reduzir a quantidade de poluentes emitidos pelos veículos nas cidades. Em uma inspeção, técnicos verificam se o motor está regulado, se há emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes ou alteração no sistema de escapamento e medem os níveis de ruído e de emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos, os dois principais poluentes emitidos pelos carros.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *