Detrans debatem modernização dos serviços de trânsito em evento nacional sobre tecnologia

Transformação digital, inteligência artificial e cidades inteligentes foram temas centrais da 1ª edição da AND Tech – Tecnologias que Conectam, evento nacional promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), realizado no início de junho em São Paulo. O encontro reuniu, pela primeira vez, representantes dos 27 Departamentos Estaduais de Trânsito do país para discutir a modernização dos serviços de trânsito no Brasil.
A proposta do evento foi fomentar soluções tecnológicas que promovam a modernização dos serviços públicos de trânsito, impulsionem a eficiência da gestão e aproximem os cidadãos das inovações que estão moldando o futuro da mobilidade no Brasil.
Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a presença do estado em eventos como este é estratégica.
“A modernização e a utilização de novas tecnologias é uma realidade no mundo corporativo e governamental, funcionando como uma mola propulsora para uma gestão eficiente e cada vez mais acessível para o cidadão”, destacou.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reforçou esse compromisso. “O evento teve como principal objetivo aproximar a sociedade de soluções tecnológicas que tornam o trânsito mais seguro, eficiente e inteligente, justamente o que a gestão estadual tem buscado.”
IA, dados e digitalização: a nova cara da mobilidade urbana
A programação da AND Tech foi extensa e dinâmica, incluindo painéis temáticos, demonstrações práticas, exposições de tecnologia, espaços de networking e debates sobre os rumos da mobilidade urbana no país. A abertura ficou por conta do advogado e especialista em inteligência artificial, Ronaldo Lemos, com a palestra “IA aplicada aos desafios dos Detrans”.
Além dos Detrans, o evento contou com a participação de autoridades públicas, especialistas em mobilidade e empresas do setor de tecnologia. Entre os temas debatidos, estiveram:
- tendências e desafios da transformação digital no setor público;
- mobilidade humana na era da inteligência artificial;
- soluções inovadoras para o setor de veículos;
- uso de dados e tecnologia na segurança viária;
- atendimento com IA conversacional;
- governo digital e eficiência no setor público;
- pedágio Free Flow e novas tecnologias de mobilidade.
Rondônia e a integração com o futuro
A diretora técnica de habilitação do Detran-RO, Aline Lima, enfatizou que a participação no evento fortalece a integração entre os Detrans e acelera a adoção de tecnologias inovadoras. “A inteligência artificial tem potencial para transformar a forma como atendemos o cidadão, com mais agilidade, transparência e eficiência”, afirmou.
Já Esli Ferreira, da diretoria técnica de veículos, destacou o impacto positivo das palestras, da troca de experiências e, principalmente, das inovações voltadas à virtualização dos pátios. Para ela, essa é uma solução inteligente para lidar com o acúmulo de veículos em espaços físicos.
A chefe do Núcleo de Ciretrans e Postos Avançados (Nucirpav), Joice Lima, também celebrou os avanços discutidos. Ela ressaltou o desenvolvimento de soluções como os ChatBots, que estão sendo implementados pelo Detran-RO.
“A automação do atendimento vai otimizar o tempo dos usuários, melhorar a experiência do cidadão e ampliar o acesso a informações de forma ágil e eficiente”, explicou.
Caminho aberto para serviços de trânsito mais inteligentes
O Detran de Rondônia reforça, com sua participação na AND Tech, o compromisso com uma gestão inovadora e voltada para o futuro. Ao integrar-se ao debate nacional sobre tecnologia e mobilidade, o órgão avança na missão de oferecer serviços mais eficazes, acessíveis e alinhados com as demandas de uma sociedade cada vez mais conectada.
As informações são do Governo do Estado de Rondônia