Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Dia Mundial do Skate: como trafegar com segurança em vias públicas


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/06/2022 às 17h29 Atualizado 08/11/2022 às 21h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

No Dia Mundial do Skate, o Portal do Trânsito traz algumas dicas de segurança para quem trafega em vias públicas.

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Skate. E, por esse motivo, o Portal do Trânsito traz algumas informações relevantes sobre o assunto.

O Código de Trânsito Brasileiro não faz nenhuma menção ao skate, mas ao depender da interpretação, ele pode ser considerado um veículo, nesse caso, de propulsão humana, assim como a bicicleta. De qualquer forma, não existem regras claras para trafegar com o skate em vias públicas. O bom senso, no entanto, ajuda-nos a estabelecer algumas dicas para que os usuários trafeguem com segurança.

De acordo com Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, em tempos onde devemos pensar em alternativas viáveis para o trânsito e o meio ambiente, o skate pode ser considerado uma opção para a micromobilidade urbana, porém, ela ressalta que é preciso regulamentação. “É um veículo que expõe toda a fragilidade de seu usuário ao dividir a via com ônibus, carros e motos. Ou seja, é necessário que se estabeleça formas seguras de compartilhamento de espaços”, argumenta.

Ainda conforme a especialista, existe um problema comum entre os skatistas e os ciclistas. São poucos os que tiveram contato, em algum momento, com a educação para o trânsito.

“Querendo ou não, os condutores de veículos automotores passam por um curso teórico nos Centros de Formação de Condutores que oferece um conhecimento sobre regras de trânsito, assim como direção defensiva, cidadania e respeito no trânsito”, explica Pietsak.


Saiba mais:

Bicicleta elétrica, ciclomotor: precisa de CNH para dirigir estes veículos? Veja a resposta! 

Dicas de segurança

De acordo com a especialista, ao andar de bicicleta, skate ou patins, um dos maiores perigos é a lesão na cabeça, que pode levar à morte ou deixar sequelas permanentes. A maneira mais efetiva de reduzir lesões na cabeça é usar o capacete. Esta única medida de segurança pode reduzir este risco, incluindo a possibilidade de traumatismo craniano, em até 85%.

Veja outras dicas:

  • É ideal utilizar capacete, assim como cotoveleira e joelheira que atendam aos padrões de qualidade e segurança;
  • O capacete não pode estar apertado. No entanto, também não pode ficar solto, balançando de um lado para o outro;
  • É importante andar sempre no sentido do trânsito, nunca contra ele;
  • Use sinais de mão apropriados;
  • Respeite os sinais de trânsito. Pare em todos os sinais vermelhos;
  • Antes de atravessar a rua, pare e olhe para os dois lados;
  • Não ande de skate, bicicleta ou patins em locais escuros. Se andar à noite, por exemplo, use roupas claras ou, se possível, reflexivas;
  • Cuide muito bem de sua bicicleta, bem como skate e/ou patins, cuidando da manutenção constantemente para evitar acidentes.

Dia Mundial do Skate

O Dia Mundial do Skate, celebrado em 21 de junho, nasceu nos EUA em 2004, iniciativa do movimento criado pela International Association of Skateboards Companies (IASC).

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *