Notícias

Notícias

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito 2013 

Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito

Em 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que, todo terceiro domingo do mês de novembro fosse destinado ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Nesta dia são homenageadas não só as pessoas que morreram em decorrência das fatalidades do trânsito, mas também familiares, amigos e todos aqueles que sofrem a perda de entes queridos com tal tragédia. Este ano a data será lembrada no dia 17 de novembro.

No Brasil, as ações pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito começaram em 2007 por iniciativa da sociedade que conseguiu mobilizar várias cidades brasileiras. Este ano, mais de uma dezena de cidades acompanharão o evento com uma variedade de cerimônias.

De acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde em 2010, 40.610 pessoas foram vítimas fatais do trânsito, sendo que 25% delas, por ocorrências com motocicletas. Entre 2002 e 2010, o número total de óbitos por acidentes com transporte terrestre cresceu 24%: passou de 32.753 para 40.610 mortes. Entre as regiões, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos (entre 2002 e 2010) foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%).

O objetivo da data é disseminar as pessoas, entidades, órgãos governamentais e outras organizações a mobilização sobre ações que possam diminuir as fatalidades no trânsito.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']