Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Dicas de segurança para arrumar a bagagem no carro


Por Mariana Czerwonka Publicado 31/12/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Bagagem no carroFoto: Shutterstock

As férias, enfim, chegaram e muitas famílias se programam para uma viagem. Quanto mais dias fora de casa, maior é a quantidade de bagagem carregada. Porém, é preciso ter muito cuidado: o excesso de bagagem em um veículo pode comprometer a segurança da viagem e o desempenho do carro.

Para Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Instituto Prevenir, caso o veículo esteja excedendo os limites de carga permitidos, algumas partes do carro podem apresentar problemas. Isso pode acarretar em falhas mecânicas e até mesmo acidentes. “O excesso de bagagem pode fazer com que a capacidade de fazer manobras e a frenagem fiquem comprometidas”.

É preciso verificar também a calibragem dos pneus, que é diferenciada para quando o veículo estiver carregado. O correto é fazer a calibragem com os pneus ainda frios, nos primeiros quilômetros após sair de casa. Com o aumento da temperatura da carcaça, o ar se expande, causando um aumento de pressão que levará a uma calibragem incorreta.

Com muita carga, o funcionamento do volante também deve sofrer mudanças. O potencial de aceleração, frenagem e contorno de curvas é reduzido drasticamente, requerendo maior planejamento nas manobras de ultrapassagem e atenção triplicada nas descidas de serra.

Nestas condições, o condutor deve estar atento ao primeiro sinal de superaquecimento nos freios: o pedal começa a ficar mole e com curso cada vez mais fundo. Caso isso aconteça, procure uma oficina imediatamente.

Com mais peso a bordo até o alinhamento dos faróis sofre alterações. Alguns modelos possuem regulagem vertical do facho, normalmente localizado no painel, à esquerda do volante.

Outra situação não recomendável é levar bagagem dentro do veículo, mas fora do porta-malas: em caso de acidente, todos os objetos soltos dentro do carro serão arremessados, com peso multiplicado. Nessa situação, malas e recipientes carregados representam um grande risco aos ocupantes. “Coloque no porta-malas tudo o que puder, e não dispense a tampa que isola o compartimento”, diz Mariano.

Já para carregar objetos do lado de fora do veículo é preciso tomar alguns cuidados, descritos pela Res.349/10. Racks para transportar bicicletas, pranchas de surf e outros objetos, quando não são de fábrica, devem ser instalados por uma mecânica especializada. Já os reboques devem atender a uma série de requisitos técnicos e legais para se evitar multas e acidentes.

Por fim, a melhor maneira de distribuir o peso da bagagem no carro, segundo especialistas é colocar os objetos mais pesados no fundo do porta-malas para conferir maior estabilidade ao veículo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *