Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Dicas para maior durabilidade dos pneus


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/06/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Durabilidade de pneusHá consumidores que nunca se lembram ou não se preocupam em cuidar dos pneus. Mas, para que eles durem mais e auxiliem numa condução segura são necessários alguns cuidados. Por isso é bom conferir a calibragem semanalmente, efetuar o alinhamento e o balanceamento na quilometragem correta e sempre conferir o estepe se está com a calibragem correta.

A fabricante de pneus Goodyear orienta que quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, eles devem ser substituídos. Para ver se conferir se já chegou a hora da troca, existem indicadores nos sulcos dos pneus, identificados por um triângulo na lateral. Caso o pneu de seu carro tenha atingido essa marcação está na hora de dar sapatos novos para o carro.

Um dos fatores que mais contribuem para um desgaste maior do pneu é andar com ele descalibrado. Por isso, o motorista deve sempre checar as pressões dos pneus e manter a calibragem indicada no manual do proprietário do carro. Essa informação geralmente é colocada em etiquetas instaladas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível. Mas, sempre faça a calibragem com pneus frios.

Alinhamento

Outra dica importante para que pneu tenha uma vida útil maior é fazer o alinhamento e balanceamento. Com o carro no alinhamento correto os pneus terão desgaste regular e isso ainda melhora eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível. Isto sem contar que o carro alinhado o condutor conta com melhor dirigibilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem.

Estepe

Ao fazer a calibragem semanal dos pneus, lembre-se de conferir se o estepe está com a pressão e as condições gerais do estepe. Além disto, é sempre bom conferir se a chave de roda e triângulo está no carro, afinal, um estepe sem esses itens não adianta nada. É legal também ter sempre um pano para poder limpar as mãos ao realizar a troca de pneu.

Fonte: Autos Segredos

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *