Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Dicas para um trânsito mais seguro


Por Eliane Pietsak Publicado 13/05/2020 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Dicas de segurançaFoto: Pixabay.com

Pensar em segurança no trânsito, é pensar na segurança de todos, não apenas na sua. É uma questão de respeito e cidadania que envolve muitos fatores. E nesse momento que estamos vivendo, uma conduta prudente ao volante tem influência direta no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

A desobediência às normas do Código de Trânsito Brasileiro – CTB muitas vezes é responsável pela ocorrência de acidentes, que por sua vez podem resultar em feridos ou até mesmo mortos. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o acidentado, quando encaminhado ao hospital, ocupará um leito e mobilizará profissionais que poderiam estar atuando diretamente no tratamento de pacientes com a COVID-19. Além disso, vítimas de acidentes podem se tornar potenciais infectados com o novo coronavírus em razão da exposição no ambiente hospitalar.

Por esse motivo, mais do que nunca, o momento é de prevenção. O ideal é não sair de casa, mas se precisar, levar em conta as dicas de segurança no trânsito.

Aproveitando o mês do Maio Amarelo, que convida a sociedade a refletir sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, listamos algumas dicas que podem auxiliar a tornar o trânsito menos caótico e violento, começando com a manutenção correta de seu veículo até a postura frente aos demais integrantes do trânsito.

  1. Faça revisões periódicas no seu veículo;

  2. Certifique-se de que há combustível suficiente;

  3. Ajuste os retrovisores para evitar pontos cegos e os bancos do carro para uma direção mais segura;

  4. Quando estiver no trânsito, mantenha distância do veículo da frente;

  5. Respeite os limites de velocidade;

  6. Respeite a sinalização;

  7. Sinalize corretamente: use o pisca alerta somente quando necessário;

  8. Use sempre cinto de segurança;

  9. Se beber, não dirija;

  10. Não use o celular quando estiver dirigindo;

  11. Não esqueça: veículos maiores cuidam dos menores;

  12. Cuide dos pedestres, ciclistas e motociclistas;

  13. Lembre-se: a preferência será sempre do pedestre;

  14. Seja um bom exemplo para as crianças;

  15. Não responda a provocações;

  16. Tenha cuidado consigo mesmo;

  17. Seja gentil;

  18. Pratique a direção defensiva, sempre!

Segundo o DPVAT, as falhas humanas são responsáveis por 90% dos acidentes de trânsito. É importante não se irritar com as provocações que acontecem no trânsito. Sua segurança e a das pessoas que está transportando e as demais envolvidas no trânsito, vale muito mais do que qualquer satisfação em dizer o que quer que seja para outro motorista.

Coloque-se no lugar do outro, empatia é muito importante para a segurança no trânsito, principalmente com os pedestres e veículos menores. Por mais que tenha pressa, vale a pena ser gentil e educado sempre. Dirigir é uma atividade que exige responsabilidade com todos os envolvidos no trânsito. Faça acordos consigo mesmo: se beber, se estiver cansado ou sob efeito de medicamentos não dirija.

Lembre-se: as crianças aprendem muito mais pelo exemplo do que pelas palavras. Se você é o tipo de pessoa que dirige acima da velocidade, é imprudente, xinga as pessoas no trânsito, é isso que está ensinando às pessoas que estão com você, em especial para as crianças. Reconheça que errou, peça desculpas.

Um trânsito mais seguro, mais humano e melhor, é responsabilidade de todos. Lembre-se disso na próxima vez que for conduzir um veículo!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *