Notícias

Notícias

Dirigir embriagado não gera apenas multa. Veja o que pode acontecer! 

Dirigir embriagado não gera apenas multa. Veja o que pode acontecer!

Por Jeniffer Elaina,

do SeguroDeAutomovel.org

Álcool no trânsito
Foto: Divulgação.

No Brasil, para determinar quais são as regras de trânsito existe o Código de Trânsito Brasileiros (CTB). Em 2008, foi criada a Lei Seca, que alterou o CTB e que tinha como objetivo fiscalizar e penalizar quem insistia em dirigir embriagado, pois o número de mortes por esse motivo estava preocupando.

Desde 2008 até 2018, foi possível notar uma redução de 14% nas mortes de trânsito causadas por motoristas bêbados, porém, o número de autuações subiu de 44.697 para 235.951 de 2008 a 2017. Um crescimento também foi notado nas internações do SUS de vítimas de acidentes.

Esses dados indicam que, além de infringir a lei, a vida das pessoas está sendo colocada em risco. Mas você sabe quais são os problemas de dirigir sob o efeito do álcool?
Problemas em dirigir embriagado

Quem for flagrado dirigindo embriagado acabará sofrendo as penalidades previstas na Lei Seca. Ela passou por algumas mudanças e ficou mais rígida e isso significa que qualquer concentração de álcool no sangue já gera problemas.

Isso pode ser provado com o uso de bafômetro, um instrumento que mede quantidade de álcool no organismo de forma rápida e simples. Se a pessoa se recusar a fazer o teste, o policial pode constatar a embriaguez por meio de sinais.

Se for pego nessa situação, veja o que acontecerá:

  • O veículo será retido e só poderá ser removido por um condutor habilitado. Se não for apresentado um condutor apto, o veículo pode ser removido para o pátio. O tempo que o carro fica no pátio gera um valor a ser pago.
  • Será gerada uma infração gravíssima na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
  • Terá que ser paga uma multa no valor de R$ 2.934,70 pela infração de dirigir embriagado.
  • A habilitação será recolhida pelo agente de trânsito.
  • Será iniciado um processo para a suspensão da Carteira, sendo que, quando finalizado, a pessoa ficará suspensa de dirigir por 12 meses.
  • Você não recebe indenização do seguro se houver um acidente e for comprovado que o álcool foi decisivo.
  • Se o motorista for flagrado dirigindo com a CNH suspensa, será feita a Cassação com a restrição de dirigir por 24 meses.
  • Após passado o prazo da suspensão/cassação, para ter a habilitação de volta será preciso passar por um curso de reciclagem e exame teórico.
Além de todos esses problemas, existe o fato de colocar a sua própria vida e de terceiros em risco por ter redução dos reflexos e atenção ao dirigir por conta do álcool.
Alternativas para não dirigir embriagado

Se acabar saindo com os amigos e estiver dirigindo, lembre-se que não poderá beber. Entretanto, se quiser consumir bebidas alcoólicas e não correr nenhum risco, pense em algumas dessas alternativas:

  • Entregue o carro para um motorista habilitado e que não tenha consumido bebidas alcoólicas para que ele conduza o veículo.

  • Ligue para um amigo, parente ou serviço de Motorista Amigo que alguns seguros de carro possuem para que ele possa buscar o veículo e te levar em casa.

  • Use um táxi ou serviço de aplicativo para ir embora e no dia seguinte busque o veículo.

  • Durma no local, se estiver na casa de amigos, e espere para ir embora no dia seguinte, quando o efeito da bebida já estiver passado.

Existem alternativas para que não seja preciso pegar no volante após beber e elas ajudam a se livrar de todas as penalidades previstas em lei. É só escolher uma das formas de fazer isso.

Tomando esses cuidados não será pego por dirigir embriagado e estará cuidando da sua vida (e da dos demais).

 

Artigos Recomendados Para Você

7 Comentários

  1. Adriana

    De moto as consequências são as mesmas

  2. Douglas Vitor leal da luz

    Boa tarde amiga Adriana sim as penalidade são as mesmas para quem conduz veículo ciclomotor porque o agente que comete o crime de dirigir embreagado em comparação ao do veículo automotor as penalidade são as mesmas .

  3. Lucas Eduardo da Silva Medeiros

    O valor e fixo 2934

  4. Jader

    Uai mas não dava cadeia até uns dias atrás, dava cadeia e a fiança era altíssima
    Agora só isto ?
    Multa e a casacao da CNH??🥺

  5. Modelo de Recurso de Multa é Uma Boa Opção Para a Sua Defesa? Entenda Neste Texto – Amando Carros Mais Uma Vez

    […] Já o condutor é responsável pelas penalidades referentes às infrações cometidas na direção do veículo, como ultrapassar a velocidade e dirigir embriagado. […]

  6. Não Deixe de Ler Isto Antes de Usar - Dicas de Trânsito

    […] Já o condutor é responsável pelas penalidades referentes às infrações cometidas na direção do veículo, como ultrapassar a velocidade e dirigir embriagado. […]

  7. Não Deixe de Ler Isto Antes de Usar – dicastransitoseguro

    […] Já o condutor é responsável pelas penalidades referentes às infrações cometidas na direção do veículo, como ultrapassar a velocidade e dirigir embriagado. […]

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']