Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

DPVAT 2021: Caixa lança aplicativo para solicitação de indenização


Por Mariana Czerwonka Publicado 01/02/2021 às 16h31 Atualizado 08/11/2022 às 21h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Caixa Econômica Federal, que assumiu a gestão do DPVAT 2021, lançou um aplicativo para solicitação de indenização por sinistros ocorridos a partir de 01/01/21.

DPVAT 2021Foto: Arquivo Tecnodata.

A Caixa Econômica Federal, nova gestora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), lançou no domingo (31/01) o aplicativo que tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso ao seguro obrigatório.

Por meio da plataforma, disponível de forma gratuita para Android e iOS, vítimas de sinistros de trânsito ou seus beneficiários poderão dar entrada no pedido de indenização por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas diretamente à CAIXA. Assim, o atendimento às solicitações de indenização do DPVAT passa a ser 100% digital.

Lembrando que as solicitações à Caixa só estão disponíveis para sinistros ocorridos a partir de 01 de janeiro de 2021. Aqueles ocorridos anteriormente, ainda é preciso solicitar a indenização pela Seguradora Líder.

O aplicativo estará disponível gradativamente nas lojas de aplicativos a partir do dia 31 de janeiro, com o nome “DPVAT CAIXA”. O app permite o envio de documentos e o acompanhamento da solicitação de indenização.

Passo a passo

Após fazer o download, o usuário deve se cadastrar no login CAIXA. Caso já tenha cadastro em outros apps da CAIXA, como Habitação, FGTS e CAIXA Tem, a senha de acesso é a mesma. Ao clicar em “Quero solicitar minha indenização DPVAT”, o usuário deverá informar os dados do sinistro, preencher os dados da vítima e enviar a documentação necessária.

Pelo aplicativo também será possível acompanhar o andamento do processo. No campo “Acompanhar minha solicitação”, os usuários poderão verificar, por exemplo, a existência de documentos pendentes e a liberação do pagamento da indenização, se for o caso.

O acesso ao DPVAT é gratuito. Para todos os tipos de indenização, alguns documentos são obrigatórios. São eles: RG, comprovante de residência e o boletim de ocorrência do sinistro, além de documentos específicos, como laudos e comprovantes de despesas médicas. A lista completa com os documentos requeridos está disponível no site www.caixa.gov/dpvat.

Com a solicitação aprovada, o pagamento da indenização será feito em até 30 dias em uma Conta Poupança Digital da CAIXA, no CAIXA Tem, em nome da vítima ou dos beneficiários, dependendo do caso.

Pagamento do Dpvat em 2021

O seguro é pago anualmente por todos os proprietários de veículos automotores. Para este ano, entretanto, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou prêmio zero para o Dpvat, ou seja, ele não será cobrado dos consumidores.

De acordo com a Susep, isto só foi possível porque há um excedente de recursos, pago pelos proprietários de veículos no passado. Esse valor atualmente gira em torno de R$ 4,3 bilhões.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *