Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

DPVAT paga meio milhão em 5 meses


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/10/2011 às 03h00 Atualizado 10/11/2022 às 18h47
Ouvir: 00:00

Em plena semana de combate a violência ao trânsito, o Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) registra um acréscimo de mais de meio milhão de reais em resgates do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). Segundo o diretor do Procon, Luiz Carlos Alonso o relatório de abril apresentava cerca de R$ 1 milhão em resgates, no entanto, nos últimos três meses o número de acidentes aumentou consideravelmente, o que colaborou para que o período de abril até setembro contabilizasse  pouco mais de R$ 500 mil em resgates do DPVAT.
 
Uma curiosidade apontada por Alonso é que o perfil das pessoas envolvidas em acidentes mudou. “Sempre a maioria dos acidentes estavam relacionados a motociclistas. Esta estatística não mudou, cerca de 70% ainda são com motos, no entanto agora mais mulheres estão envolvidas, e sempre com motocicletas de baixa cilindrada”, explica.
 
A faixa estaria de acordo com Alonso também assusta. A maior parte das entradas de DPVAT no Procon é de condutores entre as idades de 18 e 30 anos. “Só nos últimos 15 dias foram seis entradas de DPVAT”, afirma.[2]
 
O diretor destaca que enquanto não existir políticas sérias e mudanças de comportamento, o Procon receberá cada vez mais entradas no DPVAT, e este é um pagamento muito triste de ser realizado. “Não é como ganhar na loteria, não é um dinheiro fácil, alguém tem que se machucar ou até mesmo morrer, e este não é um número que queremos comemorar”, afirma.

Fonte: Segs

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *