Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ecodriving: dirigir com consciência é responsabilidade de todos


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/07/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Dirigir com consciência ambiental

Por Luiz Gustavo Campos, diretor da Perkons e especialista em gestão de trânsito e mobilidade urbana pela PUC-PR.

No dia 25 de julho, data em que comemoramos o Dia do Motorista, é oportuno lembrar algumas atitudes que todo condutor deve praticar em seu cotidiano, e que podem contribuir para uma direção mais consciente em relação ao meio ambiente. Quando falamos em ações para diminuição de poluentes e para a preservação ambiental, podemos pensar que isso depende do poder público. Muito depende também de nossas atitudes cotidianas para que possamos viver com qualidade de vida. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), sete milhões de pessoas morreram em 2012 como resultado da exposição à poluição do ar.

Políticas públicas eficientes para o uso do transporte coletivo, incentivos para a fabricação de carros com energia limpa são necessários, mas cada um pode contribuir enquanto essas medidas não são universalizadas e podem ser usufruídas por todos com qualidade. Criado como uma forma de repensar o trânsito nas cidades, o ecodriving (conduzir de maneira responsável) mostra como nossas escolhas impactam na geração de poluição enquanto dirigimos.

Para dirigir com responsabilidade, é preciso avaliar as escolhas tomadas pensando no impacto conjunto. Ao decidir qual veículo usar, opte pelo mais adequado à sua real necessidade. Se você não percorre trechos longos, não compartilha o carro com outro usuário, o mais sustentável é usar um carro compacto, que implica em menor gasto de combustível.

A escolha por combustíveis de confiança também é importante. Ao priorizar postos de gasolina conhecidos ou vistoriados, o motorista evita a queima de produtos adulterados, que além de reduzir o desempenho do motor, deixam mais resíduos no ambiente.

Não é apenas a queima de combustível que polui o ambiente, o desgaste das pastilhas de freio gera resíduos altamente tóxicos. Utilize o menos possível o freio, observe o tráfego, se o sinal está vermelho, não acelere para chegar próximo ao sinaleiro, frear e depois arrancar. Manter a velocidade baixa e parar lentamente o carro gerará menor gasto com combustível e menor desgaste das pastilhas.

Antes de sair, consulte um sistema de navegação e verifique como está o trajeto para evitar as vias congestionadas. Evite horários de pico: sair mais cedo pode ser uma forma simples de ganhar tempo.

Antecipe-se! Não conte com a reação, o motorista pode aumentar as possibilidades de ação com uma distância adequada entre os veículos. Mantenha uma velocidade constante e leia o trânsito ao seu redor, considerando as situações que acontecem e especificações dos veículos.

Mantenha os pneus calibrados, a pressão correta ajuda a economizar combustível; reduza as cargas desnecessárias; se for parar o carro para aguardar alguém, desligue-o, é mais econômico; utilize ar condicionado e outros equipamentos elétricos quando realmente necessário. Podem parecer apenas detalhes, mas diariamente tornam o veículo e seu consumo menos eficientes. Não é preciso muito esforço para praticar o ecodriving. A redução dos gastos com combustíveis e dos poluentes causados pelo veículo dependem dos seus hábitos.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *