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Educação no trânsito modifica comportamento de pais e filhos


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/09/2010 às 03h00 Atualizado 10/11/2022 às 18h55
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“O trabalho de conscientização tem que começar na infância e deve ser acompanhado por especialistas, o que nos permite abordar as questões do jeito que as crianças e adolescentes possam compreender”, enfatiza produtora de projeto do setor Apontada como a maior lacuna quando se trata da prevenção de acidentes, a conscientização e educação podem ser a solução para a redução dos acidentes no trânsito. As ações educativas estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro – o problema está em como transformar o assunto em objeto de interesse entre crianças, atuais pedestres e futuros condutores. Esse foi um desafio encarado pela peça Calota e Gasolina em Trânsito em 2004. A Perkons S.A. foi a primeira patrocinadora da peça – um espetáculo no estilo mambembe, que roda o país levando música, interação e muita informação para as crianças. Segundo Alessandra Pilar, produtora de peças teatrais e, em especial desta montagem, o trabalho funciona porque sua criação foi acompanhada por especialistas. “O processo inteiro da concepção do Calota e Gasolina foi acompanhado pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, o que nos permitiu abordar as questões do jeito que as crianças e adolescentes pudessem compreender. A reação é imediata: os alunos saem da peça instruindo seus pais e professores sobre os procedimentos corretos no trânsito”, explica Alessandra. Criado por Pedro Moreira e dirigido por Gelson Schimanski, em quase seis anos o Calota e Gasolina já rodou mais de 652 cidades, acumulando mais de duas mil e quinhentas apresentações em 3.295 escolas nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Estima-se que o público do espetáculo tenha ultrapassado 978 mil expectadores. “A Perkons foi a nossa primeira incentivadora. Empresas assim, preocupadas com a segurança no trânsito, merecem aplausos, inclusive das esferas dos governos Federal, Estadual e Municipal. É muito difícil abordar este tema por intermédio da cultura e a empresa apostou no nosso trabalho. Arrisco dizer que o que fazemos, com esta abordagem, seja único no País”, completa Alessandra. “Quando soubemos deste projeto ficamos encantados, pois traz os mesmos valores que temos defendido: somente com uma educação sólida, informações e noções de respeito ao próximo é que as estatísticas de acidentes de trânsito serão revertidas. É por este motivo que investimos neste e outros projetos que levam o conhecimento aos pequenos”, diz Walter Alberto Schause, diretor comercial da Perkons. Exemplo a ser seguido Seguindo o pensamento de que respeito e educação podem salvar vidas no trânsito, a Perkons também desenvolve em Callao, no Peru, o PRESEVI – Programa Preventivo de Segurança Viária; criado em 2008, é uma parceria entre a empresa, a Prefeitura e a Polícia Nacional do Peru. Hoje, o PRESEVI é consolidado em Callao, contando com 124 escolas participantes e expande para distritos de Lima e outras localidades. Dividido em várias frentes, o trabalho oferece oficinas lúdicas – em um espaço em que os alunos aprendem como se comportar no trânsito por meio de jogos que simulam um espaço urbano -, peças teatrais, visitas ao centro de controle de trânsito, além de um completo material educativo para os professores trabalharem com seus alunos. O resultado prático só será mensurado quando essas crianças e adolescentes começarem a dirigir. No entanto, já se pode compreender a dimensão do trabalho realizado, por meio da experiência dos professores com seus alunos. “Acredito que as oficinas são muito educativas e as crianças têm entendido a mensagem que queria transmitir. Elas são importantes porque reforçam os assuntos tratados durante o ano letivo”, diz Ana Chávez Amaro, professora de quarta série da escola Alcides Spelucín Vega. O PRESEVI também inclui os internautas no plano educativo: o site www.educacionytransito.com.pe oferece informações e ferramentas que auxiliam na elaboração de conteúdos e atividades para serem trabalhados em sala de aula e em programas de cidadania no trânsito. Ao transitar pela cidade virtual, é possível compreender o papel de cada um no trânsito em diversas situações.

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