23 de janeiro de 2025

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de janeiro de 2025

Em quem votar? Especialistas sugerem busca por candidatos comprometidos com a segurança viária


Por Mariana Czerwonka Publicado 12/11/2020 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h39
Ouvir: 00:00

Especialistas divulgam documento com sugestões para que o cidadão possa verificar se o candidato possui um compromisso de gestão em prol da segurança viária.

Resumo da Notícia:

  • No domingo acontecem as Eleições 2020.
  • Serão escolhidos os futuros prefeitos e vereadores do País.
  • Veja as sugestões de especialistas para verificar se o candidato está comprometido com uma gestão em prol da segurança viária.

No domingo (15) escolheremos os próximos prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros. Através do voto, exercendo a cidadania, é possível tentar mudar o que não concordamos ou reforçar conceitos em que acreditamos.

Por esse motivo, um grupo de oito especialistas, atuante na área de trânsito, divulgou um documento sugerindo aos cidadãos, especialmente aos profissionais de trânsito, que verifiquem se seus candidatos possuem um compromisso de gestão em prol da segurança viária.

“Estamos na reta final para as Eleições 2020. Se as plataformas divulgadas não tiverem nenhum item neste sentido, AINDA DÁ TEMPO de firmar este compromisso”, diz o documento.

Os profissionais apresentaram 10 exemplos que consideram pontos positivos para os novos prefeitos dos municípios brasileiros. “É possível que cada um faça as adequações que considerar pertinentes, para então divulgar e cobrar dos candidatos do seu município”, aconselham os especialistas.

Veja as sugestões:

Sistema Nacional de Trânsito

Manter, em perfeito funcionamento, as estruturas necessárias à integração municipal ao Sistema Nacional de Trânsito, para o exercício das atribuições previstas no artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro.

Ações educativas

Priorizar campanhas e ações educativas de trânsito, valorizando o convívio social e a equidade entre os diversos modos de transporte, priorizando a segurança de ciclistas e pedestres.

Transporte coletivo de passageiros

Melhorar o atendimento nos serviços públicos de transporte municipal, valorizando os profissionais que prestam o serviço para garantir segurança e conforto aos passageiros.

Sinalização

Melhorar a sinalização viária em todos os aspectos, atendendo aos preceitos contidos na legislação vigente.

Gestão integrada

Exercer a gestão do trânsito local, de forma integrada com os demais órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e os órgãos de segurança pública.

Nomeação de especialistas

Nomear para ser a autoridade de trânsito do município, alguém com reconhecida capacidade para fazer uma gestão qualificada, dando atenção a todo o sistema e priorizando a educação para o trânsito.

Arrecadação

Embora já conste no Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 320, dar a destinação correta aos valores arrecadados com multas de trânsito, observando a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito, por meio da Resolução 638/16.

Multas de trânsito

Fazer cumprir o previsto no parágrafo 2º do art. 320 do Código de Trânsito Brasileiro, no sentido de dar publicidade acerca da receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito e sua destinação.

Integração Trânsito e Educação

Promover a integração entre a gestão de trânsito e as secretarias de educação do município e estado para a sequência das atribuições de conscientização.

Legislação

Cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito brasileira, respeitando, em especial, a competência privativa da União em legislar sobre trânsito e transportes.

Grupo de especialistas

O grupo de especialistas que elaborou o documento, é o mesmo que analisou tecnicamente o PL 3267/19 e é formado por especialistas de oito diferentes estados.

São eles: Carlos Augusto Elias de Souza, de Pernambuco, Celso Alves Mariano, do Paraná, Josimar Amaral, do Espírito Santo, Julyver Modesto de Araujo, de São Paulo, Leandro Macedo, do Rio de Janeiro, Ordeli Savedra Gomes, do Rio Grande do Sul, Ricardo Alves da Silva , de Santa Catarina e Ronaldo Cardoso, de Minas Gerais.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *