Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Empresa alerta para diferenças entre autopeças falsas e originais


Por Pauline Machado Publicado 03/10/2021 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Veja cuidados que os reparadores devem ter para identificar diferenças entre autopeças falsas e originais.

No cenário atual, muitas peças automotivas estão em falta no mercado devido ao desabastecimento de matérias-primas e insumos, e é justamente nesse momento que surge um grande desafio para algumas indústrias: lidar com a falsificação de peças para abastecer a reposição.

Pensando nisso, a ZM, indústria 100% brasileira com mais de 38 anos de experiência no mercado, alerta para os cuidados que os reparadores devem ter na hora de adquirir um item da marca.

“A utilização de peças falsificadas pode, além de causar danos ou queima de componentes eletrônicos e fiação, comprometer o funcionamento e o desempenho do veículo, colocando em risco a segurança e a vida dos ocupantes e de outras pessoas”, explica Cristiano Soares, Consultor Técnico ZM.

A empresa ressalta os principais diferenciais, no caso da falsificação de um dos seus itens mais vendidos – um relé de partida:


  • Material de fabricação da tampa de fechamento do relé:

É produzida com polímeros (nylon) e termofixos (baquelite) de alta qualidade, proporcionam maior durabilidade, resistência mecânica e rigidez dielétrica, fundamentais para atender as exigências das Normas;


  • Padronização da solda estanho:

Extremamente importante para união dos condutores elétricos, a solda padronizada assegura a durabilidade da peça sob as condições críticas de operação a que está submetida (temperatura, vibração e agentes químicos);


  • Tipo de fechamento do conjunto:

A perfeita junção do encravamento da tampa com o corpo do relé (carcaça), garantem que sob as condições extremas de trabalho, não ocorra afrouxamento da tampa ou infiltração de elementos para o interior da peça, como por exemplo: água, óleos provenientes de vazamentos do motor à combustão, sujeira, entre outros, garantindo assim uma vida útil mais prolongada.


  • Padronização da gravação:

Todas as peças ZM possuem o seu número de referência precisamente gravados no corpo seguindo um padrão único, proporcionando maior confiabilidade na identificação do item na aplicação;


  • Corpo do relé:

Perceba que as carcaças são produzidas em uma só peça, por processo de forjamento a frio, principal know-how da empresa. O corpo único contribui para a performance magnética do relé, torna a peça mais robusta e com acabamento uniforme. Peças similares têm seu corpo construído por diversas peças soldadas.


  • Qualidade inferior:

As peças falsas, se observadas atentamente, têm fácil a constatação de material com qualidade inferior na composição da tampa, a falta de padronização nos pontos de solda, o encravamento da tampa ao corpo do relé não possui um encaixe perfeito, a gravação da numeração na peça não possui padrão e alguns modelos de relés é possível observar que o corpo é fabricado em tubo ou mesmo alguns apresentando um acabamento todo usinado, indicando que o componente no seu processo de fabricação, apresenta irregularidades e instabilidades.


  • Diferenças de preços:

É importante sempre duvidar de peças com valores muito abaixo dos praticados pelo mercado, lojas que vendam sem o fornecimento de nota fiscal, vendas oferecidas por desconhecidos ou em lugares que não sejam idôneos.

Nota:

Falsificação de peças é crime e em caso de suspeita, entre em contato imediatamente com o SAC ZM através do 0800-1 4700-47 ou envie mensagem para o whatsapp da empresa no (47) 99154-3644, sempre em horário comercial.

Para detalhes de aplicação e modelos de peças, acesse o site da ZM (www.zm.com.br), onde é possível encontrar foto e descrição completa de todos os produtos ou ainda baixe o aplicativo do Catálogo ZM diretamente no celular pelo Google Play para sistema Android ou App Store para IOs.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *