Notícias

Notícias

Esclarecimentos sobre a placa Mercosul: quem é obrigado a mudar? 

Esclarecimentos sobre a placa Mercosul: quem é obrigado a mudar?
Placa Mercosul
Foto: Sebastião Gomes (Detran/RJ)

Algumas informações em relação ao prazo de implementação da Placa Mercosul em todo o Brasil estão causando confusão entre os proprietários de veículos.

O prazo de 31 de janeiro que vem sendo divulgado pelos veículos de comunicação, inclusive o Portal do Trânsito, é para que os Detrans de todo o país adotem o novo sistema de emplacamento de veículos. Não é para a troca de placas por parte do proprietário do veículo.

A Res.780/19, que definiu o novo sistema de Placas de Identificação Veicular, determinou que aqueles Detrans que ainda não estão emplacando de acordo com o novo modelo, têm até o final desse mês para se adequar ao novo formato.

Já os proprietários de veículos não tem prazo para fazer essa mudança, inclusive, de acordo com o Denatran, a placa antiga segue valendo até final de sua vida útil.

De acordo a Associação Nacional dos Fabricantes de Placas de Identificação Veicular- ANFAPV, a manutenção dos dois sistemas é um risco.

“A manutenção de ambos os sistemas pode levar décadas no Brasil, criando um risco ainda maior de fraudes envolvendo as placas cinzas, agora sem qualquer controle das empresas fornecedoras e consequentemente da sua produção clandestina”, explica.

Outra situação bastante questionada pela população é a retirada do Município e Estado da placa. Poucos se lembram, mas essa informação estava originalmente nas primeiras propostas de mudança no sistema de emplacamento de veículos, mas foi retirada do projeto em novembro de 2018, após forte pressão popular, como você pode ver aqui. 

“O Governo anterior extinguiu a necessidade de troca das placas a cada troca de município, com a retirada da identificação dos estados e municípios, medida que hoje é bastante questionada pelas polícias e pela população em todo o Brasil, inclusive pelo Presidente da República em declarações anteriores, pelas redes sociais”, esclarece, em nota, a ANFAPV.

Quem é obrigado a mudar?

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a implantação é obrigatória para o primeiro emplacamento, ou seja, o cidadão que adquirir um veículo novo já deve obter a placa padrão Mercosul.

Para os veículos que já estão em circulação, a PIV será exigida somente nos casos de transferência de domicílio de veículos (mudança de estado ou município), mudança de categoria do veículo, furto ou roubo e dano da referida placa.

Mesmo que o veículo não se enquadre nessas condições, se desejar, o proprietário pode adotar o novo sistema de emplacamento.

Artigos Recomendados Para Você

95 Comentários

  1. Otacilio O. da Silva

    No meu ponto de vista entendo que deveria continuar existindo a identificacao do município.

  2. Rafael Jesus PAULINO De SOUZA

    Meu pobrema e que eu estou com a tarjeta Na minha mão e o documentos 2020 em meu nome e não conseguir o meu lacre estão falando pra mim que eu vou ter que refazer todo o prosseso De novo por causa da placa mercosul

  3. Luciano

    Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor!

  4. wagner raia

    sem lacre , vai ser a festa dos dublet

  5. Edson

    Algum deputado deveria ter vergonha e tirar QQ tipo de transferência de placa pois isso só gera valores aos cofres públicos e subtrai dos proprietários de veículos uma vez q já pagam impostos e não tem QQ tipo de benefício e já q querem fazer essa troca q seja feita sem cobrança de taxa mas o estado só quer tirar do povo vale ressaltar a vistoria veicular q o Kassab implantou tempos atrás e só quem foi beneficiado foi ele mesmo

  6. Nelson

    Transferência de carro no mesmo município, também tem que troca

    1. Mariana Czerwonka

      Nelson

      Não, nesse caso não é necessário.

      Equipe Portal

  7. Carlos

    É obrigado no caso de troca de estado…?

    1. Mariana Czerwonka

      Carlos

      Sim, nesse caso é obrigatória a troca da placa.

      Equipe Portal

  8. Ney Wellington Eduardo Raulino

    Si eu compra um transporte em uma cidade vizinha tenho que mudar a placa

    1. Mariana Czerwonka

      Ney

      Nesse caso sim.

      Equipe Portal

  9. Edson

    Ola, fiz laudo de transferência porém o avaliador apontou placa ilegível no laudo porém a placa está totalmente legível não está apagada e nem danificada só q fiz a transferência do veículo mas ainda não pedi a placa tem alguma forma de reverter essa situação para q não necessite ser trocada e tbm disse q o motor está somente com a parte de baixo cadastrado mas iria aprovar pois o Detran encontra-se fechado eu nunca vi isso acontecer e caso realmente esteja como faço para regularizar obrigado pela atenção

  10. Everton

    Olá, qero saber se com essa nova placa posso andar com o veículo sem documento algum, pois o documento do meu carro só chega com mais de 20 dias ,posso anda com o veículo sem documento?

    1. Mariana Czerwonka

      Everton

      Os documentos são de porte obrigatório.

      Equipe Portal

  11. André

    Na trasnf.de propriedade tem que trocar a placa também?

    1. Mariana Czerwonka

      André

      Só de propriedade não.

      Equipe Portal

  12. Eladio Barbosa Dos Santos

    Tenho um veículo da Bahia aqui em São Paulo é preciso transferir para qui ou não e se acontecer a transferência já vou colocar a placa nova ?

  13. JADSON FLAVIANO PEREIRA SILVA SANTOS

    Fiz a transferência do veículo com o despachante e a moto já está no meu nome , olhei pelo aplicativo digital, porém nem a placa nem o documento novo chegou ainda, posso rodar com o documento velho e a placa velha até que o despachante traga a nova?

  14. Alex pereira de freitas

    Fui informado que a placa é um documento do proprietario do veiculo, caso ele venda o carro a placa é dele, e quando comprar outro carro utilizará a mesma placa, isso é verdade?

  15. Pedro Lima

    Moro em João Pessoa-PB, mas o carro está registrado em Recife-PE e quero adotar a nova placa mercosul. Consigo fazer essa troca no Detran da Paraíba ou preciso ir até a Recife para fazer a troca ?

    Estou querendo trocar porque clonaram a placa do meu carro em recife, já entrei na justiça pra solicitar a troca de placa (por outro numero) mas até agora não tive exito .

    1. Mariana Czerwonka

      Pedro

      Deve fazer no município onde está registrado o veículo.

      Equipe Portal

  16. Marcelo

    Em caso de colisão e necessidade da troca da peça onde está a placa (por exemplo tampa traseira), nesse caso é necessário a troca da placa ou é possível lacrar novamente?

    1. Mariana Czerwonka

      Marcelo

      Deve haver a substituição das placas.

      Equipe Portal

  17. Marcelo Araújo da Silva

    Boa Tarde !!!!! Adquiri um Palio1.6 em janeiro fiz todos os laudos obrigatórios,no laudo deu placa ilegível,mais a placa está ok. Fiz o pagamento das novas placas. No dia de emplacar o veiculo eles queriam por a plca cinza ainda.Não aceitei.Hj quero por a placa Mercosul,como devo proceder para poder por essa placa ?

    1. Mariana Czerwonka

      Marcelo

      No caso de troca de placa por defeito é obrigatória a mudança para o modelo Mercosul.

      Equipe Portal

  18. Romario

    Fiz a transferência em meio a mudança de lei paguei pela targeta e a transferência ,demorou muito a transferir e cuando transferiu já derao multa de recibo ,e despachante dice que já veio a placa Mercosul e eu teria que pagar por ela ,se ela já veio será que msm assim eu tenho que pagar ?alguém sabe .me dizer

  19. Jose adelson

    Eu comprei uma moto de uma cidade vizinha e obrigatorio troca de cidade e de placa

    1. Mariana Czerwonka

      José

      Sim, em caso de transferência de município.

      Equipe Portal

  20. Jose adelson

    Por q quero trasferir a moto pro meu nome

  21. Nilton

    Já faz 60 dias que comprei meu carro zero e até agora não chego a placa se fica andando da algum problema

    1. Mariana Czerwonka

      Nilton

      Não, pois o prazo de registro de veículos está suspenso pela Res.782/20 do Contran.

      Equipe Portal

  22. Valdir

    Olá ,fiz uma transferência de veículo p meu nome ,mesmo município ,o documento já chegou ,mais no documento já veio como mercosul e estou com a placa normal ainda ,e obrigatório trocar?

    1. Mariana Czerwonka

      Valdir

      Não é obrigatória a troca.

      Equipe Portal

    2. Siméia

      Valdir se o seu documento veio constando como Placa Mercosul, a troca é obrigatória pois a placa que está no veículo não condiz com o atual documento.

  23. Pedro Henrique Gomes

    Comprei uma moto em uma cidade q n é a minha mas o veículo já tem a placa Mercosul , preciso trocar?

    1. Mariana Czerwonka

      Pedro

      Vou encaminhar a sua dúvida para o nosso grupo de especialistas, provavelmente ela será respondida durante a Live da próxima quinta-feira (24), no Facebook, às 14h30.

      Equipe Portal

  24. Cristiano

    Comprei um carro na mesma cidade que eu moro eu sou obrigado a trocar a placa pela a prala mercosul

    1. Mariana Czerwonka

      Cristiano

      Nesse caso não.

      Equipe Portal

  25. Ian

    Olá fiz a transferência TD certinho e a vistoria botou uma obs que a placa tá com danificada
    So que n mudei de placa
    Mais no documento vem como Mercosul? É obg mudança?

    1. Mariana Czerwonka

      Ian

      Não. É só uma atualização. O sistema foi modificado para o padrão Mercosul.

      Equipe Portal

  26. Max William

    Olá! Belo artigo.

    Na hipótese de eu comprar um veículo de outro munícipio, caso o mesmo já possua a placa Mercosul, preciso fazer alguma alteração?

    Obrigado pelas informações.

    1. Mariana Czerwonka

      Max

      Não, nesse caso não precisa.

      Equipe Portal

  27. Gerson Paulo

    Bom Dia, qual prazo que tenho após a tranferencia do veiculo em meu nome , veiculo este de outra cidade com placa antiga , para eu trocar as placas para Mercosul?

    1. Mariana Czerwonka

      Gerson

      Você já fez a transferência de propriedade?

      Equipe Portal

  28. Vailton

    Minha placa é cinza mais o lacre está quebrado eu consigo trocar o lacre ou vou ser obrigado a por a placa Mercosul

    1. Mariana Czerwonka

      Vailton

      Nesse caso será necessária a troca da placa.

      Equipe Portal

  29. Vanesso

    Meu carro ta bloqueado por falta de transferência ja passei na vistoria de mora muito tempo pra desbloquear

  30. Cristiane

    Quanto top tenho para trocar a placa já fiz a transferência município só falta emplacar tem algum prazo para isso tem 10 dias que fiz a transferência .

  31. NEPER

    eu nao quero trocar a placa cinza pela da mercosul, transferi a moto pro meu nome e a moto trocou de municipio serei obrigado a trocar ??

    1. Mariana Czerwonka

      Neper

      Sim, em caso de transferência de município é obrigatória a troca.

      Equipe Portal

  32. Aldo Amador

    Bom dia Sou de Recife, se comprar um veículo em recife posso transferir para Natal no detran de Pernambuco

  33. André

    boa noite, tenho uma duvida, comprei um veiculo e fiz a transferência para o meu nome. Porem percebi que no crlv digital veio com o numero da placa antiga. mais na vistoria foi apontada que a placa não esta legível. mais a placa esta legível sim. mais eu queria a placa nova , como posso fazer.

    1. Mariana Czerwonka

      André

      Você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão como solicitar a troca da placa.

      Equipe Portal

  34. raissa rodrigues de freitas

    boa tarde, fiz a quitação do meu veiculo, agora ele vai passar por um processo de vistoria, e a placa do meu carro é o modelo antigo, gostaria de saber se na vistoria vai ser necessário fazer a troca da placa, pois vou fazer uma nova documentação do CRV, na vistoria eles vão me cobrar pela placa nova ou não? obrigada.

    1. Mariana Czerwonka

      Raissa

      Se não houver nenhum problema na placa, nem houver transferência de município ou estado não precisa.

      Equipe Portal

  35. celso

    boa noite! por favor !
    Qual o prazo! ??/ para colocar a placa mercosul o detran aprovou hj a transferencia de municipio! recebi email mandando procurar uma emplacadora licenciada! grato!!

  36. RIVANILSON MIRANDA REIS

    Quando a gente faz o troca da placa o Detran recolher o recibo antigo?

  37. Sheila

    Tenho uma dúvida?!
    Troco a placa antes ou preciso fazer a vistoria primeiro? Qual a ordem da sequência?

  38. Cristiane sant

    Boa noite!
    Comprei um automóvel da minha cidade , não teve nenhuma alteração. A placa não está danificada , porém na vistoria foi apontado necessidade da troca de placa para o modelo Mercosul. Sendo que a placa esta em perfeitas condições . A minha dívida é uma vez que foi apontado na vistoria tenho que trocar a placa , ou posso circular com está cinza ? E o novo documento vira com dados Mercosul ou com a placa atual ?
    Obrigada

    1. Mariana Czerwonka

      Cristiane

      Qual o motivo apontado pela vistoria? Eles deram alguma justificativa?

      Equipe Portal

  39. Júlio

    Boa tarde! Tenho uma dúvida. Comprei um veiculo usado, de outro município, e fiz todo o tramite de transferência no decorrer de 3 semanas. Pagamento de taxa, vistoria e transferência de propriedade. Falta somente a troca da placa padrão mercosul. Qual prazo eu tenho para trocar esta placa? A nova CRV foi emitida em 24/10/2020, mas o registro em cartório foi dia 06/10/2020. Obrigado!

  40. nelson felipe de lima

    oi boa noite meu carro esta em outro municipio e chegou as placas novas e os documentos estilo mercosul ainda não troquei as placas posso transitar com ele com as placas velhas na estrada ??

  41. André Araújo Bezerra

    Pra entrar de carro na Argentina, preciso trocar minha placa antiga pela placa Mercosul??

    1. Mariana Czerwonka

      André

      Não existe essa obrigatoriedade.

      Equipe Portal

  42. Thiago

    Vou fazer transferência de um município para outro tenho q colocar placa novo a Mercosul?

    1. Mariana Czerwonka

      Thiago

      Sim, nesse caso tem.

      Equipe Portal

  43. Alexandre

    Boa tarde perdi a placa da frente do meu carro nesse caso tenho que trocar a placa

    1. Mariana Czerwonka

      Alexandre

      Sim, tem que trocar.

      Equipe Portal

  44. Ulisses Silva de Lima

    Realizei a compra de um veículo já com a nova placa Mercosul, minha dúvida, estou transferindo para outro município e preciso trocar a placa?

    1. Mariana Czerwonka

      Ulisses

      Se ele já tem a placa Mercosul não precisa.

      Equipe Portal

  45. andrea

    Bom dia, comprei um carro usado em uma concessionaria, e o veiculo está com as placas antigas de outra cidade, porém, após pagar (a vista) e pegar o veículo a concessionária nos informou que o veículo ainda estava em processo de transferência para o antigo dono que reside na mesma cidade que eu. Hoje no site do detran, verifiquei que a placa já está com numeração mercossul. De quem é a responsabilidade de pagamento da placa modelo novo? do dono anterior? da concessionaria? ou minha?

  46. NEPER

    eu acho que essa placa da mercosul é uma verdadeira palhaçada ,isso vai dificultar o rastreio do veiculo sem contar o valor absurdo que teremos que pagar pela placa , no meu caso terei que desembolsar R$ 110,00 reais por um pedaço de lata sem lacre, e o pior , sou obrigado a fazer isso , deveria ser opcional.

  47. Samara

    O documento já é Mercosul, mas as placas do veículo e as cinza, corro o risco de tomar alguma multa ? Em quanto tempo posso fazer a troca ?

  48. Nathan

    Estou a procura de informações porque levei uma autuação “placa antiga” sendo que o veiculo passou na vistoria para meu nome…. então agora ja tenho informações suficiente para recorrer a esta autuação, obrigado!

  49. Adenilson

    comprei um carro em sao paulo com endereço de lá e já recebi o novo documento, mas ainda não troquei a placa.
    estou na bahia, preciso ir para sao paulo para trocar a placa, ou posso colocar a nova placa na bahia?
    Grato

    1. Mariana Czerwonka

      Adenilson

      Se o veículo está registrado em São Paulo, a placa deve ser trocada lá.

      Equipe Portal

  50. alessandro da Cunha Souza

    Estou comprando um carro de outro estado PE, e moro na BA, o carro já é placa Mercosul, essa permanece a mesma?

    1. Mariana Czerwonka

      Alessandro

      Sim, nessa caso permanece a mesma.

      Equipe Portal

  51. sheila santos

    Precisei trocar a placa do meu veiculo de carga (placa vermelha) e a nova veio do Mercosul
    Preciso fazer alguma alteração na antt?

  52. Junior1982

    Olá estou para adquirir um carro do Rio de Janeiro porém ele já está com a placa Mercosul, o mesmo se encontra no município de Recife onde moro o que eu tenho que fazer, pago a taxa de transferência e vistoria para o meu nome ou vou ter que pagar algo a mas por ser de outro estado

    1. Mariana Czerwonka

      Junior

      Você terá que transferir o registro do veículo para o seu estado. A placa não precisará trocar.

      Equipe Portal

  53. Richard

    Ola, comprei um veículo de outra cidade e fiz a transferência já. Partir daí quanto tempo eu tenho para trocar a placa para Mercosul após a emissão do novo documento ???

  54. Neuza Rodrigues

    Bom dia ,moro no Paraná e comprei um veiculo cuja documento e placa está registrada em Sao Paulo. Posso trocar a placa mercosul no Paraná ou tenho que ir até São Paulo para trocar a placa?

    1. Mariana Czerwonka

      Neuza

      Pode trocar no Paraná. Entre em contato com o Detran/PR, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  55. Silvia Ortega dos ramos guimaraes

    Comprei uma moto 2019 vio do rio e sou de sp veio com placa mercosul ai tive que trocar pela sinza pq em sp nao havia a implantaçao troquei esse ano de 2021 paguei ipva e licenciamento e nao atualizou estava bloqueada por causa do piv teve que fazer outra vistoria e pagar a tx de 2e pouco no detra e pagar claro pela placa notei que o doc de 2020 tinha a pergunta ostenta a nova pla a ultima pergunta dizia sim e no doc constava a sinza ou seja sem a letra em meio aos numeros. agora fiz todo esse procedimento na mesma pergunta fala nao …… Isso muda na hora que a placa for imprimida e trocada ?

    1. Mariana Czerwonka

      Silvia

      Não entendi muito bem a sua dúvida. Sugiro que procure o Detran do estado de registro do veículo, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  56. Joselho Fernandes De Silva

    Mais uma máfia pra rouba o cidadão trabalhador cambada de vagabundos ladrão quanto nao arrecardarao

  57. ANGELO MIQUELAO FILHO

    Bandidos, a placa da minha moto quebrou e agora tenho que gastar 460 reais para por esta merda de placa do Mercosul… Ladrões fdp’s

  58. Patrick

    Para trocar a placa , é necessário estar com IPVA em dia?

    1. Mariana Czerwonka

      Patrick

      Sim, pois o veículo será licenciado.

      Equipe Portal

  59. LESSANDRA APARECIDA DE PAULA

    Se eu comprar uma moto usada com a plalca antiga, na transferência de nome tenho que trocar a placa?

    1. Mariana Czerwonka

      Lessandra

      Apenas se for transferência de município ou estado. Apenas transferência de proprietário não é obrigatória a troca da placa.

      Equipe Portal

  60. Nicolas

    BOA TARDE E PRECISO A MOTO TA SEM MULTAS ? OU SO TA EM DIA JA PODE TROCA A PLACA ?

    1. Mariana Czerwonka

      Nicolas

      Como ela será licenciada, é preciso quitar os débitos do veículo.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']